Mercado

Térmicas movidas a óleo e diesel são desligadas; biomassa continua fora dos planos

Térmicas movidas a óleo e diesel são desligadas; biomassa continua fora dos planos

img7364

As 34 usinas térmicas movidas a diesel e a óleo no Brasil serão desligadas. A notícia foi dada nesta quinta-feira, 4, pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. A ação, segundo ele, deve gerar uma economia ao sistema elétrico de cerca de 1,4 bilhão de reais por mês.

As usinas movidas a óleo ou diesel que estavam funcionando desde outubro de 2012, época em que os níveis de armazenamento das hidrelétricas estavam baixos. “As chuvas vieram na medida das nossas expectativas. Os reservatórios estão cheios e, com exceção do Nordeste, os demais reservatórios estão muito bem”, disse Lobão.

Em meio ao problema, o setor sucroenergético segue com sua capacidade em gerar energia limpa e barata para o país parada. Para o deputado federal Arnaldo Jardim, com planejamento, todo este cenário poderia ter sido evitado. “O governo acionou as usinas movidas a óleo, carvão e gás natural. Isso poderia ter sido evitado caso houvesse uma politica mais clara de aproveitamento das energias renováveis. É importante ressaltar que as usinas de gás natural continuam operando, uma vez que sabemos que esse gás é muito mais vantajoso estruturalmente fosse ele destinado ao consumo residencial”, afirmou.

O parlamentar ressalta ainda a maneira com que os leilões de energia são feitos no país, deixando de lado as vantagens de cada tipo de produto. “As vendas deveriam ser feitas por fonte e região. Hoje, por exemplo, se faz um leilão em que a energia eólica, situada muito distante dos centros de carga e com uma dose de instabilidade, concorra sem que esses fatores sejam considerados”, finaliza.

img7363

Banner Revistas Mobile