JornalCana

Térmicas a biomassa ampliam produção em 8,4%

O bagaço é a principal fonte das usinas de cana para gerar energia elétrica
O bagaço é a principal fonte das usinas de cana para gerar energia elétrica

A geração de eletricidade pelas usinas termelétricas (UTEs) de biomassa cresceu 8,4% no período entre os dias 1º e 27 de setembro, na comparação com o mesmo período de 2015.

Nos 27 dias do ano passado, as UTEs, também de biomassa de cana-de-açúcar, geraram 3.624 megawatts médios (MWm), enquanto chegaram 3.930 MWm nesse ano.

A participação da eletricidade por biomassa no segmento de geração por térmicas também cresceu: está em 27,4% no período avaliado nesse ano, ante 20,9% em 2015.

As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em seu boletim InfoMercado Semanal, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Leia também: Cresce migração de empresas para mercado livre de energia

Conforme a CCEE, houve entrega de 60.952 MW médios ao Sistema Interligado Nacional (SIN), com destaque para o incremento da produção eólica (+58%) com 4.949 MW médios.

A geração hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, alcançou 41.891 MW médios, montante 0,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A representatividade da fonte foi de 68,7% sobre toda energia gerada no país, índice 1,7 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado. Os dados preliminares apontam queda de 18,5% na produção das usinas térmicas, impactada pelo desempenho das usinas a óleo (-63,6%), a gás (-31,8%), bicombustível (-27,8%) e carvão mineral (-20,3%).

Confira o desempenho de cada fonte de energia térmica:

ter
Fonte: CCEE

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram