Mercado

Térmica de Uruguaiana volta a operar em março

A usina termelétrica de Uruguaiana (RS), movida a gás natural, será novamente ligada em caráter emergencial. Ela funcionará durante os meses de março e abril, com cerca de 250 megawatts (MW) médios, por causa do baixo volume de chuvas e da queda no nível dos reservatórios.

A informação foi dada pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, após divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ele disse que o acionamento da térmica de Uruguaiana foi decidido na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na semana passada, embora não tenha sido anunciada imediatamente após o encontro.

Zimmermann afirmou que a Petrobras está incumbida de providenciar o gás natural liquefeito (GNL) que abastecerá a usina. O insumo entrará pela Argentina, com quem o Brasil já tem um acordo, e será transportado por gasodutos até a fronteira com o Brasil. Até 2008, a térmica funcionava com gás argentino, mas o fornecimento foi subitamente interrompido pelo país vizinho.

Com o aprofundamento da crise energética na Argentina, onde a produção de gás diminui desde meados da década passada, a usina só voltou a ser acionada depois de cinco anos. Para reativá-la em janeiro do ano passado, diante de outro susto com o esvaziamento dos reservatórios, o governo costurou um esquema de suprimento pelo qual a Petrobras comprava o GNL e desembarcava o insumo em um porto argentino. O gás entrava no sistema de dutos até chegar ao Rio Grande do Sul, mas essa logística tinha custos elevados. Foi assinado um acordo com a Argentina especificamente para isso.

Agora, com a alta dos preços de energia, a operação de Uruguaiana voltou a ser viável. Ela pertence ao grupo AES, dono da Eletropaulo, e tem capacidade para gerar até 639 MW. Por restrições operacionais, sua produção deverá ficar restrita aos 250 MW médios. No ano passado, a térmica também funcionou sem alcançar sua potência máxima.

Banner Revistas Mobile