JornalCana

Termelétrica da Usina Vista Alegre ganha inovador sistema de limpeza a seco

UTE Vista Alegre 2A nova termelétrica da Usina Vista Alegre, de Maracaju (MS) ganhará um sistema de limpeza a seco e separação de palha para aproveitamento na geração de energia. O Grupo Energisa, que firmou com o Grupo Tonon um consórcio para exploração de negócios de energia será o responsável pela implantação e proprietário da nova UTE. Paulo Cesar Costa, diretor de Bioeletricidade do Grupo Energisa, explica que a Termoelétrica de Vista Alegre terá um sistema de limpeza a seco composto de sistemas de limpeza da palha, desfibramento/trituração da palha, transporte da palha e impureza minerais e transporte da palha desfibrada/triturada.

A capacidade máxima do projeto é de 770 TCH (tonelada de cana por ha) de cana picada com um teor de impurezas vegetais de 10% e de impurezas minerais de 1,5%.

Segundo o diretor, ao processar 770 TCH, entrarão 715 TCH no primeiro terno, 46 TPH sendo separada e processada nas caldeiras. “Esse volume considera a cana de entrada na balança com 10% de impureza vegetal e o Sistema de Limpeza a Seco com uma eficiência de 67%”, enfatiza.

O Grupo Energisa e a Tonon Bioenergia, formaram um consórcio onde o Energisa é proprietário das áreas de Geração de Vapor e Energia (UTE – Unidade Termoelétrica) e a Tonon da usina de açúcar e etanol. O consórcio é constituído de exploração do negócio de energia onde a Energisa é a líder de 85% da UTE I e de 100% da UTE II (ambas na Vista Alegre).

Confira matéria completa sobre inovações nos sistemas de limpeza a seco na edição 244 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram