JornalCana

Tereos sugere pontos de atenção para fazer a gestão de pessoas das usinas durante a pandemia

Carlos Leston, diretor de RH do Grupo revela quais são

Pandemia criou desafios para a gestão de pessoas das usinas de cana-de-açúcar

A pandemia da Covid-19 é considerada como o marco zero que inaugura definitivamente o século XXI. Isso porque o vírus proporcionou uma intensa ruptura social. São mudanças significativas na rotina da vida das pessoas com a implantação de uma intermitente quarentena. Bem como disrupturas nos aspectos sociais. Consequentemente, o mesmo panorama se estendeu ao cenário profissional e criou o desafio de fazer a gestão de pessoas das usinas de cana-de-açúcar de uma nova forma.

De modo que para lidar com os impactos do novo coronavírus, diversas usinas de cana precisaram se adaptar. A humanização ganhou força, assim como o modelo de trabalho remoto, ou home-office, que forçadamente aderiu à rotina de usinas que sequer pensaram em adotá-lo no passado. 

Em meio a tudo isso, nos últimos meses o protagonismo dos profissionais de recursos humanos se sobressaiu no mercado sucroenergético — considerado pelo governo federal como atividade essencial. Iniciando pelas adequações às novas medidas de saúde e segurança e monitoramento dos colaboradores. Passando pela necessidade de hibernação de contratos de trabalho e readequação às atividade de forma remota. Por fim, chegando à promoção da saúde mental e do desenvolvimento de cartilhas e ações preventivas contra a COVID-19.

Apesar das incertezas que foram criadas com a pandemia o setor se revelou como um dos melhores exemplos de cooperação social e profissionalismo em recursos humanos. Nesse âmbito podemos destacar o Grupo Tereos, que criou diversas ações, das quais destacamos uma: a criação de um gibi informativo — que trouxe um resultado positivo muito relevante ao grupo.

Pontos de atenção sugeridos pelos diretor de RH da Tereos
Leston, da Tereos

O diretor de recursos humanos da Tereos, Carlos Leston, possui larga experiência em gestão de pessoas no setor sucroenergético. Além de renomado, por sua bagagem, Leston está na linha de frente das ações executadas pelo Grupo Tereos durante a pandemia. Ele aposta em 4 pontos relevantes de atuação durante a pandemia. Os pontos são:

1 – A pandemia na gestão das pessoas
2 – Mudanças futuras que a pandemia pode trazer
3 – Como a Tereos está gerenciando a crise e o papel do RH nesse processo
4 – E quais são aprendizados como gestores de pessoas com a pandemia e transformação digital

Ele explanou melhor sobre isso no dia 15 de julho durante o Webinar JornalCana – A Gestão de Pessoas com a Pandemia e a Transformação Digital. O evento foi parte da série Quartas Estratégicas do JornalCana. Os profissionais aprofundaram detalhes sobre o tema durante o evento online.

Assista na íntegra:

 

Este Webinar  foi um oferecimento de:
  • Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas
  • S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas.
  • HB Saúde – Sempre ao seu lado!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram