
A Tereos doou 85 mil mudas de árvores nativas para o reflorestamento da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, parte da área ocupada pelo antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), atingida recentemente por incêndios de grandes proporções.
A assinatura do protocolo de intenções entre a empresa e a Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) ocorreu nesta segunda-feira (9) e contou com a presença do diretor de Operações Agroindustriais da Tereos, Raul Guaragna, e da secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Regina Penteado Casemiro.
Trata-se de uma das maiores doações já realizadas pela Tereos. As 85 mil mudas serão suficientes para recuperar cerca de 51 hectares, área que equivale a 47 campos de futebol.

LEIA MAIS > Tereos abre inscrições para programa de trainees 2021
“O compromisso com a sustentabilidade ambiental e com as comunidades onde estamos inseridos é um dos nossos pilares. Além de investir em tecnologia e em campanhas de conscientização para prevenção e combate dos incêndios, a Tereos também doa mudas de árvores para áreas que sofreram com o impacto dos incêndios”, afirmou Raul Guaragna. “Com esta doação, queremos contribuir com a reconstrução desta importante área verde da cidade.”

Ações de prevenção e combate
Durante a safra 20/21, a Tereos seguiu investindo em medidas na luta contra o fogo. Para o controle rápido de focos de incêndio, a empresa adquiriu caminhonetes leves, equipadas para combater focos iniciais e com tração nas quatro rodas, conferindo agilidade no deslocamento.
Além disso, o grupo implantou o aplicativo Checklist de Aceiros, para monitorar e avaliar a limpeza e metragem desta importante barreira contra a propagação do fogo, entre outras funcionalidades.

As medidas têm auxiliado a companhia em suas sete unidades industriais de açúcar e energia a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, dando tempo para que as equipes de bombeiros, tanto da empresa quanto pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local para debelar o potencial incêndio.
LEIA MAIS > Tereos homenageia heróis no combate a incêndios
Desde 2018 a Tereos conta com um sistema de monitoramento feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), que enviam alertas automáticos das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas ágeis para o combate nas áreas atingidas.