Usinas

Tereos desenvolve equipamento para replantar falhas de forma mecânica

Máquina consegue ler falhas acima de 50 centímetros e efetuar o plantio

Tereos desenvolve equipamento para replantar falhas de forma mecânica

Durante experiência imersiva sobre economia circular, em sua unidade de Cruz Alta, em Olímpia -SP, nesta terça-feira (7), o Grupo Tereos apresentou um equipamento que vem sendo utilizado para o replantio de falhas no canavial, através de forma mecânica.

Sob o escopo da sustentabilidade no processo agrícola, a máquina que vem sendo desenvolvida em parceria com uma startup de Campinas, vinculada à Unicamp, foi concebida com o objetivo de ampliar a longevidade e dar mais produtividade ao canavial.

Segundo José Olavo Vendramini, superintendente de Excelência Agronômica e Tecnologia da usina, “em 2018 vimos a necessidade de acelerar nosso replantio de falhas nos canaviais, já que tínhamos o diagnóstico de falhas que eram mapeadas pelo Vant (equivalente a um drone em formato de avião). Então começamos a desenvolver uma máquina junto com uma empresa de Campinas, que tem um vínculo com a Unicamp, para replantar falhas de forma mecânica”, informa.

LEIA MAIS >IrricaNOR conta com programação especial sobre irrigação da cana-de-açúcar

De acordo com Olavo, essa máquina consegue ler onde estão as falhas acima de 50 centímetros. “Aí ela vem, escarifica e introduz o tolete de cana, para ter o nascimento destes toletes e recompor o stand do canavial. Desta forma é possível alcançar mais longevidade e produtividade no canavial”, explicou.

O equipamento já se encontra em fase final de ajuste operacional e brevemente deverá ser implementado de forma comercial na lavoura da unidade.  “Ela se encontra em final de ajuste operacional, para se implementar de forma comercial em nossos canaviais. Com certeza, o mercado vai investir nessa tecnologia, que é uma chave para ter melhoria e produtividade agrícola”, afirma Olavo.

Banner Revistas Mobile