JornalCana

Tempo seco acelera processamento da cana do Centro-Sul

O tempo mais seco neste inverno está favorecendo a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul brasileiro, que cresceu 18,5% na primeira quinzena de junho na comparação com igual período da safra passada, para 39,5 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

No acumulado da safra 2010/11, a moagem de cana na principal região produtora do país atingiu 173,6 milhões de toneladas até 16 de junho, aumento de 20,3% na comparação com o mesmo período da temporada anterior.

Já a produção de açúcar no acumulado da safra até 16 de junho chegou a 8,95 milhões de toneladas, contra 6,84 milhões em 2009/10.

A produção de etanol cresceu 17,5% até 16 de junho, para 7,18 bilhões de litros, contra 6,1 bilhões no mesmo período da safra passada.

“As condições climáticas permaneceram excepcionais para a colheita da cana nesse início de safra. O indicador de precipitação pluviométrica na região centro-sul em maio foi 53,95% inferior ao valor histórico para o mês, tendência que se manteve na primeira metade de julho”, informou a Unica no relatório.

“Cabe destacar, contudo, que embora facilite a colheita, a escassez de chuvas deve prejudicar o desenvolvimento vegetativo de parte do canavial, podendo comprometer a produtividade agrícola da cana-de-açúcar a ser colhida no último terço desta safra”, ressalvou a entidade.

Além de um volume maior de cana já processado até o momento, o tempo mais seco também permitiu maior produtividade dos canaviais, já que permite maior acumulação de açúcares na planta.

O volume total de ATR (açúcar total recuperável) na safra até o momento chegou a 21,7 milhões de toneladas, 23% acima de igual período no ano passado.

Do volume total de cana-de-açúcar processada até 16 de junho deste ano, 43,3% destinou-se à produção de açúcar, ante 40,7% registrados na safra anterior, com o restante indo para etanol.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram