JornalCana

Telefonia celular aumenta lucro em fazendas de cana

Um novo instrumento de trabalho divide a cena com enxadas e tratores nas fazendas de cana-de-açúcar do país: o telefone celular. Por ser o dispositivo móvel mais familiar à maioria dos trabalhadores rurais, o aparelho vem sendo utilizado para facilitar o controle da produção, gerar economia e mais competitividade ao setor sucroalcooleiro.

“Temos desenvolvido muitos projetos para o uso de celulares em fazendas de cultivo de cana, principalmente, devido aos diversos benefícios que este tipo de tecnologia traz, a começar pela interface que é fácil e elimina a necessidade de treinamentos complexos. O custo de implantação é relativamente baixo e o retorno do investimento acontece em poucos meses”, afirma Fábio Calegari, diretor comercial da Simova, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis.

Por meio de um dos sistemas desenvolvidos pela Simova, o BoB (Boletins on Board), uma usina consegue monitorar em tempo real, via Internet, a operação e produção de suas máquinas nas fazendas a partir das informações enviadas pelo celular. Ao iniciar o turno, o operador de um trator, máquina colhedora ou caminhão abre o sistema no celular e informa que atividade realizará, local, e horário de início. Ao fim da atividade, informa ao sistema que a mesma foi concluída.

“Os dados são recebidos e processados em um servidor da Simova e repassados para o sistema da usina, onde as informações são visualizadas em um painel de controle, tudo em tempo real”, explica Calegari. Desta forma, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento das operações sabem exatamente o que está acontecendo na usina, mesmo há quilômetros de distância.

Com o monitoramento constante, o número de horas de máquinas paradas é reduzido, o que permite também uma grande redução no custo de operação. Além do benefício de monitoramento da frota, todas as operações apontadas são integradas ao sistema de gerenciamento agrícola, eliminando o processo de digitação destes dados e possíveis erros.

Equipav

As usinas de cana-de-açúcar do Grupo Equipav, no interior de São Paulo, utilizam o sistema da Simova há mais de um ano. A última safra da empresa foi totalmente monitorada com o uso de aproximadamente 450 celulares, cobrindo cerca de 100 mil hectares de plantação.

O resultado superou todas as expectativas do Grupo e as usinas apresentaram um ganho de eficiência estimado em R$ 1 milhão. O investimento feito pela usina para a implantação do sistema de monitoramento da Simova foi de R$ 100 mil. Por conta dos ganhos, o Grupo Equipav pretende aumentar o número de celulares em operação nas próximas safras.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram