
A Bosch deverá iniciar no Brasil o desenvolvimento de um sistema que aplica etanol em motores diesel, anunciou a empresa.
O projeto, ainda embrionário, consiste em adaptar motores de veículos pesados (retrofit) para que possam realizar a combustão também a partir do etanol.
O que reduzirá, portanto, as emissões de CO².
Segundo o CEO da Bosch, Gastón Perez, em um primeiro momento a tecnologia com etanol vai abranger motores de locomotivas e veículos utilizados na mineração, conforme destaca o Portal SincoPeças.
Há possibilidade de, no futuro, ela ser estendida também para motores diesel de caminhões.
“Um único motor diesel de veículo de mineração consome por ano 1 milhão de litros de diesel, e o Brasil é um importador de diesel”, disse o CEO durante evento realizado em Campinas (SP) no dia 20 de fevereiro (leia mais a respeito aqui).
Bosch relata que usará recursos próprios
Os recursos utilizados para custear o desenvolvimento dessa nova tecnologia são próprios, ou seja, pertencem ao atual ciclo de investimento da companhia na região, relata o conteúdo no Portal Sincopeças.
A empresa anunciou que receberá da Finep e do BNDES R$ 521 milhões para custear a pesquisa de outros tipos de tecnologia, muitas delas com aplicação no campo.