JornalCana

Tecnologia reduz em 80% custo da manutenção de máquinas agrícolas

img10407

A eletrônica embarcada está presente nas máquinas agrícolas em diversas partes do mundo, mas sua chegada ao Brasil tem enfrentado certa resistência, talvez por falta de informações ou mesmo por falta de disposição das fabricantes, segundo fontes da área. Para o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Ricardo Inamasu, o sistema apelidado de ISOBUS poderá reduzir em até 80% o custo da manutenção do maquinário agrícola. ISOBUS é uma norma internacional que discute a padronização da eletrônica em equipamentos agrícolas.

Segundo Inamasu, a conta é simples, pois com a redução de fábrica de equipamentos chamados proprietários, ou interfaces como botões, chaves, displays, e fiação, será possível utilizar uma interface gráfica ou terminal universal, e a complexidade da manutenção não existirá mais. “A Eletrônica embarcada pode reduzir em 80% o custo da manutenção de máquinas agrícolas e informações da máquina ficariam instaladas automaticamente de fábrica por meio de uma conexão simples, ou conector ISOBUS, localizado na traseira de um trator, por exemplo, como um cabo USB de computador. Isso também reduz o custo de fabricação, proporciona a compra de um implemento para se conectar a qualquer marca, além de uma base de dados com informações de compatibilidade do implemento ao trator, evita a obsolescência tecnológica,e mantém a máquina sempre atualizada eletronicamente”, revela.

Segundo ele, depois de muitos esforços, fabricantes de máquinas agrícolas prometeram lançar um protótipo daqui há um ano no mercado nacional. “Nosso sonho é atender todos agricultores brasileiros”.

Outra fonte da área afirma que as fabricantes não instalam o ISOBUS, porque os produtores não o solicitam, já que muitos veículos de passeio nacional, já saem de fábrica com esse componente.

img10410

O avanço tecnológico em direção à automação e integração com sistema de informação tem se mostrado um caminho seguro, atualizado e sem volta, de acordo com especialistas de TI. Os mercados pioneiros buscaram solução na padronização de protocolo de comunicação, desenvolvendo a ISO 11783 ou ISOBUS. O ISOBUS é atualmente suportado pela AEF (Agricultural Industry Electronics Fundation), uma fundação de fabricantes de máquinas agrícolas, cujo foco principal é a padronização da eletrônica embarcada. Inamasu explica que por enquanto não há nenhum fabricante brasileiro nessa Fundação.

img10411

O pesquisador afirma que apesar do protocolo ser complexo, a sua solução se mostrou simples para os agricultores com vantagens: menor número de peças em estoque; possibilidade de treinamento padronizado em todos dos níveis, incluindo linha de montagem do fabricante; ausência de obsolescência por compatibilidade com novos lançamentos; facilidade de troca de dados entre máquinas e o setor de informática, entre outras.

A Embrapa Instrumentação organizou nos dias 19 e 20 de fevereiro, em São Carlos – SP, o Workshop ISOBUS. O evento apoiado pela Força Tarefa ISOBUS, reuniu representantes das maiores empresas de equipamentos e implementos agrícolas do Brasil e do exterior, através de palestras e treinamento. Para um dos organizadores do evento e membro da Força Tarefa, o pesquisador Inamasu, um entusiasta da tecnologia embarcada, o protocolo ISOBUS representa o futuro da automação em máquinas agrícolas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram