JornalCana

Tecnologia permite produtividade recorde na Agrovale

A Usina Agrovale, instalada em Juazeiro, na Bahia, vai colher na safra 2003/04 exatos 1,37 milhão de toneladas de cana, produzindo 2,75 milhões de sacas de açúcar e 27 milhões de litros de álcool. A produção é 12% em média superior à do ano passado. Mas o que a unidade mais revela de curioso está na área agrícola: uma produtividade média de 115 toneladas por hectare, contra a média paulista de 80 toneladas e a nacional de 70 toneladas.

O resultado na produção de cana é consequência de um sofisticado projeto de tecnologia agrícola, especificamente de irrigação, avaliado pelo diretor-presidente da empresa, Carlos Gilberto Faria Cavalcante, em R$ 90 milhões. Toda área de 15 mil hectares está irrigada por intermédio de pivôs, gotejamento subterrâneo e sulcos de infiltração, justamente numa área da Bahia onde a média anual de precipitação pluviométrica é de 300 milímetros.

Além disso, 10% do transporte de cana estão terceirizados, e 90% do transporte para a indústria são feitos por apenas três caminhões próprios, que são usados para conduzir carroças (julietas) espalhadas pelo canavial, evitando a compactação do solo. Outro detalhe é que a longevidade da cana atinge em média 9 cortes e a renovação do canavial é sempre feita quando a produtividade cai para 80 toneladas por hectare.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram