JornalCana

Técnicos da Conab vão a campo levantar dados da safra de cana-de-açúcar

Fechamento da safra de cana 2021/22 e o 1º levantamento da safra 2022/23 serão divulgados em abril

Até o dia 25 de março, os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão a campo para realizar o levantamento dos dados da safra de cana-de-açúcar nos seguintes estados brasileiros: Goiás, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Os números apurados servirão de base para o 4º  levantamento da safra de cana 2021/22 (fechamento da safra) e o 1º levantamento da safra 2022/23. Os resultados serão divulgados nos dias 20 e 28 de abril, respectivamente.

Em Minas Gerais, destacam-se dentre as variáveis de pesquisa: área, produtividade, precipitação, doenças/pragas e fatores climáticos. Os contatos serão efetuados remotamente com envio prévio de questionários a 32 empresas instaladas no estado. Neste momento, as usinas caminham para o início da colheita.

Já em Pernambuco, as atenções se voltam à consolidação e fechamento dos números da safra de 2021/22, bem como à abertura dos trabalhos referente à safra 2022/23 por meio das expectativas de área plantada e estimativas de produção da safra de cana-de-açúcar. Esta temporada tem sido marcada por precipitações pluviométricas dentro da normalidade, com o plantio dessa cultura dividida em 2 macro regiões Pernambucanas (mata norte e mata sul) com o início da janela esperada para o plantio e renovação a partir do mês de abril.

LEIA MAIS >Cogeração no Brasil alcança patamar de 19,71 GW

A apuração desse levantamento é realizado nos municípios que envolvem tanto a região da Mata Norte quanto da Mata Sul pernambucana tendo como objetivo buscar dados a respeito das variáveis mais relevantes  da safra estadual, tais como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, incluindo informações sobre o estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas sobre as culturas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução dos trabalhos de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos, a exemplo da comercialização, entre outros aspectos.

De acordo com os dados mais recentes, divulgados no 3º levantamento da Safra 2021/22, a produção total de cana-de-açúcar no país alcançou 568,4 mi/t. Entre os maiores estados produtores sucroenergéticos do Brasil estão São Paulo (287,43 milhões de toneladas), Goiás (71,726 mi/t) e Minas Gerais (64,82 mi/t). Já na região Nordeste, Alagoas registra a maior produção com 17,48 milhões de toneladas, seguido de Pernambuco (6,91 mi/t) e Paraíba (6,11 mi/t).

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram