JornalCana

Técnicas de otimização são ferramentas para gestão estratégica

A integração da complexidade agroindustrial tem representando um desafio para o setor em tempos de globalização, obrigação de redução de custos com aumento de eficiência. Para Alexandre Fernandes de Alencar, diretor da Ilab Sistemas Especialistas, toda essa questão está fundada em técnicas de otimização aplicadas aos problemas de planejamento agroindustrial, com o uso de ferramentas inteligentes para simulação de cenários e apoio à tomada de decisão.

Isso significa a necessidade de integração, controle e monitoramento de todo ciclo de produção, da ocupação da terra, passando pela matéria-prima até o produto final. Neste caso, sistemas de TI (Tecnologia da Informação) monitoram plantio, tratos e colheita no campo. Na logística, corte, carregamento e transporte. Na administração, gerenciamento, finanças e comercialização e, na indústria, a extração e fabricação de açúcar e álcool. “O planejamento estratégico antecipa problemas, levanta informações, gera e analisa possíveis cenários, integra necessidade, permitindo que se escolha a melhor opção de decisão”, explica o diretor da Ilab.

Com a implantação de um programa de TI, ele acrescenta ser possível ter um sistema de apoio à decisão, caracterizado pela preservação do conhecimento técnico e empírico. Precisa oferecer ainda soluções parametrizadas e customizadas, segundo os métodos e estruturas de decisão da empresa, fazendo-se imprescindível que os sistemas estejam em constante aprimoramento, acompanhando a evolução do conhecimento da empresa. O diretor da Ilab explica que as tecnologias existentes no mercado para o desenvolvimento de sistemas especialistas, consideradas poderosas ferramentas que permitem ganhos significativos de produtividade.

Ele orienta sobre a Pesquisa Operacional que disponibiliza técnicas de programação matemática para resolução de sistemas de equações lineares através de inversões sucessivas de matrizes, que incorporam um dado comportamento que deva ser otimizado. No caso da Programação por Restrições, agrega uma técnica de formulação de problemas onde o objetivo é o descobrir algum estado do problema que satisfaça um determinado de conjunto de restrições, buscando por uma solução satisfatória.

Com essas duas tecnologias é possível o levantamento das informações precisas do problema, a definição do espaço de busca para a solução, a representação de restrições através de equações, a definição de função objetivo de otimização, a aplicação da solução. Essas tecnologias têm como características extrema eficiência para problemas controlados, para necessidade de tratamento de problemas de infactibilidade (conflito de restrições). Mas requer um conhecimento matemático para modelagem do problema, e tem eficiência atrelada à boa qualidade de dados.

O diretor da Ilab Sistemas Especialistas, Alexandre Fernandes de Alencar, foi um dos 48 palestrantes que falaram diariamente para mais de 500 pessoas durante a Infocana 2.003, realizada na semana passada em Ribeirão Preto (SP) pelo Procana e composta por uma série de palestras sobre Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Finanças e Comercialização e Gestão Jurídica.

O evento reuniu diretores, superintendentes e gerentes do setor de todo o País, merecendo atenção até mesmo da Reuteners, uma das mais conceituadas agências de notícias do mundo diante de nomes de peso como OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig; ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting; PLINIO NASTARI, presidente da Datagro; ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação; CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil; JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool; JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management; professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano, e de outros temas atuais sobre gestão de pessoas; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e um dos jornalistas mais premiados internacionalmente do País.

Leia reportagem especial sobre Gestão da Tecnologia da Informação na edição de outubro do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram