JornalCana

Taxa de emprego sobe 0,14% em fevereiro

O emprego na indústria paulista cresceu 0,14% em fevereiro, em relação a janeiro. O número é mais baixo que o verificado nos mesmos meses de 2005 (0,39%) e 2004 (0,32%), segundo informou ontem o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). De acordo com o levantamento, no mês foram criadas 2.806 vagas.

No acumulado deste ano, o índice registra aumento de 0,17%, totalizando a geração de 3.516 vagas. Nos últimos 12 meses, a indústria paulista gerou 4.913 postos de trabalho, o que representa crescimento de 0,27%.

Para o economista-chefe do Ciesp, Carlos Cavalcanti, este ano será melhor que 2005. Ele estima que a indústria de transformação paulista deve gerar aproximadamente 20 mil empregos e chegará ao final de 2006 com cerca de 2,092 milhões de postos de trabalho.O diretor do Departamento de Economia do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Boris Tabacof, ressalta que embora o resultado verificados até agora seja positivo, é baixo se comparado com o mesmo período de anos anteriores. “Estamos cada vez mais nos contentando com resultados pequenos”, disse. Na avaliação do empresário, o desânimo toma conta do ambiente da indústria. O conformismo, segundo ele, acaba fazendo com que as ambições da indústria sejam cada vez menores. Ele afirma que o setor tem feito um esforço grande para aumentar sua produtividade, sem fazer investimentos significativos. Os cálculos de Tabacof dão conta de que a produção de uma indústria pode crescer 20%. “Mas isso não significa que a geração de emprego vai crescer 20%. Às vezes, nem se faz uso de horas extras”, acrescentou.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram