JornalCana

Tabu prevê moagem de até 620 mil toneladas

Apesar da chuva irregular acumulada acima da média este ano no Nordeste, que já concentra até julho 2300 mm, contra uma média de 1800 no ano, a Destilaria Tabu, de Caapora (PB), tem boas perspectivas para a safra atual que iniciou na semana passada, dia 8/8. Essa é a opinião do gerente agrícola da unidade, Luciano Jorge Moreira Alves da Silva Filho.

Segundo ele, a empresa espera moer nessa safra entre 600 a 620 mil toneladas, contra cerca de 565 mil toneladas de 2010. “Até setembro há previsão de chuvas acima da média, mas de forma geral a qualidade da cana está muito boa. No ano passado choveu cerca de 1200 mm durante o ano e prejudicou nosso canavial, este ano a chuva atípica adiou um pouco a moagem e destruiu pontes, estradas, mas a cana não foi afetada”, explica.

Em 2010, a empresa produziu cerca de 47 milhões de litros e no ciclo atual deve produzir, cerca de 52 milhões de litros.

Uma das consequencias das chuvas foi o atraso do plantio de inverno, que era para terminar em julho e vai se estender até agosto. “Provocou um atraso de 15 dias no início de moagem e no plantio”, lembra.

Em 2010, de acordo com Silva Filho, o rendimento agrícola era de 61 toneladas por ha e este ano, deverá ser de 68 a 70 toneladas por ha.

“No geral, a safra deverá ser boa para todo o Nordeste e se vir algum desastre climático, a cana já está formada e a qualidade da matéria-prima está bem melhor do que de 2010”, ressalta.

Corrida pela cana

A disputa na região por matéria-prima está grande, devido o bom momento do açúcar, o que dificulta a compra da cana por parte de usinas independentes devido os altos preços, segundo o gerente. “Essa disputa é complicada, por isso a unidade está investindo em aumento de área plantada e na irrigação. A área propria deverá passar de 7 mil ha para 9 mil ha”, finaliza.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram