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Sustentabilidade é diversidade

Este é o editorial da edição 350 do JornalCana

Sustentabilidade é diversidade

Nos últimos anos, o fenômeno da polarização, que inicialmente permeou o cenário político e agora migra para as redes sociais, parece também alcançar a esfera da mobilidade durante esta transição energética.

A eletrificação emerge como uma solução abrangente para muitos, mas a sustentabilidade vai além: ela abraça a diversidade, promovendo a união de múltiplas abordagens para conviver em harmonia, respeitando as diferenças e visando uma sociedade mais equitativa.

Nesta edição, exploramos o embate entre veículos híbridos e elétricos, destacando o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), concebido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), impulsionando a indústria automotiva brasileira em direção à descarbonização e eficiência energética, com um incentivo fiscal significativo de R$ 3,5 bilhões para 2024.

Durante a apresentação das regras de adesão ao Mover, notamos uma clara divisão na indústria automotiva entre híbridos e elétricos. Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), ressalta o potencial do Brasil em aprender com líderes como a China, enquanto Márcio Lima, presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos (Anfavea), destaca a diversidade de caminhos para descarbonização, incluindo biocombustíveis e veículos elétricos puros.

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Enquanto isso, autoridades governamentais demonstraram uma inclinação para o desenvolvimento de carros elétricos, mas com prioridade para híbridos, especialmente aqueles que combinam eletricidade e combustão, como os motores flex da Toyota.

Também trazemos uma matéria que aponta um considerável aumento de veículos elétricos em circulação no país, com 94 mil emplacamentos em 2023, um crescimento de 91% em relação ao ano anterior. Ainda que esse número pareça modesto diante dos veículos a combustão, que somaram 2,3 milhões no ano passado, as previsões indicam uma expansão dos veículos puramente elétricos e eletrificados (híbridos).

Em uma entrevista exclusiva, Hudson Zanin, docente na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp, especialista em transição energética e pesquisador em Manufaturas de Baterias, Supercapacitores e Células a Combustível, defende os veículos bioelétricos como uma ponte crucial para a transição energética brasileira, destacando o potencial dos motores híbridos alimentados por etanol.

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Falando em novas tecnologias, a matéria de capa nesta edição, mostramos a visão audaciosa e vanguardista da Drul, que vem reforçando seu protagonismo no setor, oferecendo ao mercado um novo conceito em soluções. E exploramos também a supersafra 2023/24, marcada como a maior da história, com a biomassa da cana-de-açúcar se destacando na geração de energia elétrica. Como também as iniciativas das usinas para garantir eficiência e rentabilidade em seus negócios.

Esta edição oferece uma variedade de conteúdos interessantes para a sua leitura. Aproveite!

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