Mercado

Sustentabilidade deixou de ser moda; agora é essencial

Confira todo o conteúdo do JornalCana de agosto/setembro de 2022

Sustentabilidade deixou de ser moda; agora é essencial

Cada vez mais as companhias buscam soluções para impulsionar a produtividade sem tirar da mira a sustentabilidade e a rentabilidade. Neste sentido, o conceito de economia circular passou a ser um tema essencial no planejamento das empresas, que investem em boas práticas ambientais, sociais e corporativas, implementando, assim, os critérios do tão falado “ESG” (sigla da língua inglesa para Environmental, Social and Governance).

O aproveitamento dos subprodutos da cana para a produção de energia elétrica, fertirrigação e combustíveis, processos de gestão, políticas de diversidade, equidade e inclusão, entre outros, passou a ser um novo paradigma para a qualificação das empresas e o mercado financeiro está atento a esses indicativos ambientais, sociais e corporativos.

A edição de agosto/setembro mostra exatamente isso, ressaltando que as usinas vêm intensificando as práticas ESG na busca de certificações que encurtam o acesso a capitais verdes e créditos de carbono. O assunto foi pauta de um webinar promovido pelo JornalCana, que contou com a participação de Livia Ignacio, Country Manager Brazil da Bonsucro; Mucio Mattos, Sócio e Head de Crédito da Vectis Gestão, e Thierry Soret, CFO da Usina Coruripe.

LEIA MAIS > Unicamp desenvolve reator que viabiliza a produção de hidrogênio a partir do etanol

Neste contexto, a edição traz como matéria de capa as tecnologias inovadoras de destilação acoplada à concentração de vinhaça, evaporação, desidratação de etanol e condensação evaporativa desenvolvidas pela Citrotec®, que reduzem custos operacionais, diminuem consumo energético e tornam o manejo de vinhaça sustentável e rentável. Desde 2000, a empresa desenvolve tecnologias que revolucionam os setores sucroenergético, alimentício, de mineração e evaporação de efluentes e suas soluções.

A edição destaca ainda que lideranças e entidades discutem os desafios para a viabilização econômica de novas plantas de biogás e biometano, principalmente no Nordeste, que ainda não tem nenhum projeto em fase adiantada. Também traz informações sobre investimentos na área, como o da Bioenergética Aroeira, que anunciou parceria com a ZEG Biogás para construir uma planta de biometano em Minas Gerais. Com investimento inicial de 30 milhões, a unidade será construída na cidade de Tupaciguara, sendo a primeira planta de biometano do Estado.

LEIA MAIS > Governo vai defender o etanol no processo de transição energética

O leitor encontra também matéria sobre os 75 anos da aviação agrícola brasileira, que hoje tem a segunda maior frota do mundo. São quase duas mil e quinhentas aeronaves utilizadas para aplicação de defensivos, fertilizantes e até para a semeadura, além de uma entrevista exclusiva com o engenheiro químico e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Marcelo Martins Seckler, que destaca uma pesquisa feita por um grupo que investiga se é possível, por meio de sistemas de adsorção, capturar CO2 de gases provenientes da combustão de biomassa da cana-de-açúcar.

É muito conteúdo interessante.

Boa leitura!

Para ler o jornal completo, clique AQUI!

Banner Revistas Mobile