fbpx

SUS receberá 1 milhão de litros de álcool 70% das usinas ligadas à UNICA

Seis estados já demonstraram interesse e vão receber a doação através das secretarias de Saúde para produção de álcool gel e álcool 70, que estão em falta e são essenciais nesse momento

As usinas associadas à União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) irão doar um milhão de litros de álcool para a produção de álcool gel e álcool 70% para que sejam utilizados na contensão do coronavírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, temporariamente, no último dia 19 de março, as unidades a produzirem o álcool 70%, produto usado para a desinfecção e essencial para serviços de saúde.

Unidades da Raízen vão doar o produto para  hospitais da rede pública da Grande São Paulo

A iniciativa conta com apoio da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), que está fazendo o deslocamento da carga em veículos próprios, e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que está doando o óleo diesel que será usado.

“Vivemos um momento que demanda união e criamos uma verdadeira operação de guerra para superar os desafios impostos pelo COVID-19 e contribuir com diversos estados do país”, afirmou Evandro Gussi, presidente da UNICA. Neste primeiro momento, seis Estados receberão a doação: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

Como o transporte do produto exige atenção especial, os detalhes operacionais estão sendo delineados com os órgãos competentes, sendo que os volumes serão transportados até pontos indicados pelas Secretarias de Saúde desses estados, onde ocorrerá o processamento industrial, para a transformação em gel ou envase da solução líquida. Então, será feita a distribuição para as unidades públicas de saúde estará sob a coordenação das Secretarias Estaduais.

LEIA MAIS > Usinas de Pernambuco doam álcool 70% para combater a covid-19

Usinas já iniciaram a entrega da doação

A Atvos divulgou a doação de 160 mil litros de álcool 70% para instituições dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como medida de combate a COVID-19. Cada estado receberá 40 mil litros de álcool 70%, sendo que 10 mil litros serão reservados para as regiões onde as oito unidades agroindustriais da Atvos estão localizadas.

O volume foi produzido especificamente para essa finalidade e será destinado a Secretarias Estaduais de Saúde, Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde, associações de classe, sindicatos ou organizações não governamentais.

Mato Grosso do Sul será o primeiro a receber 30 mil litros produzidos pela Unidade Santa Luzia, localizada em Nova Alvorada do Sul.

LEIA MAIS > Ceise-BR busca ações para reduzir impactos do novo coronavírus na indústria

Raízen produzirá álcool 70%

A Raízen também iniciou a produção de álcool etílico 70% e fará a doação do produto para hospitais da rede pública da Grande São Paulo, região do País mais afetada pela incidência da COVID-19. A iniciativa, intitulada por eles, de Corrente do Bem, neste primeiro momento, irá beneficiar alguns hospitais públicos já atendidos por outra empresa do grupo Cosan, a Comgás, com a entrega imediata de 4 mil litros do produto, destinados obrigatoriamente a atividades de limpeza, higienização e assepsia.

A empresa vem tomando as devidas medidas de prevenção ao coronavírus e se comprometeu a não fazer qualquer redução no quadro de pessoal. “Nosso foco está concentrado nas ações necessárias para a continuidade de nossas atividades de forma remota, ou presencial quando necessário, garantindo aos nossos times as melhores condições de saúde, higiene e segurança física e psicológica”, afirmou o presidente da empresa, Ricardo Mussa.

Otimista, porém atento ao momento crítico, Mussa ressalta que a crise vai passar, embora o impacto na economia não deverá ser pequeno. “Queremos estar preparados para seguir lá na frente. E para preservar o emprego, possibilidades como banco de horas e antecipação de férias poderão ser alternativas adotadas no mercado”, concluiu.

Denusa doou 10 mil litros de álcool 70%
Doações da Denusa foram feitas a prefeituras e hospitais da região, como o de Indiara

A Denusa, que tem unidade em Jandaia/GO, fez a doação de 10 mil litros de álcool 70% para o Governo do Estado de Goiás e de 2 mil litros que foram distribuídos entre as prefeituras, hospitais e Corpo de Bombeiro das cidades da região.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos da usina, Maurício Trindade, novas solicitações de prefeituras da região já foram recebidas e a companhia, que iniciará sua safra no próximo dia 15 de abril, atenderá com novas doações.

Bevap doa mil litros de álcool 70%

A Bevap Bioenergia, localizada em João Pinheiro/MG, também participa da campanha e fez a doação de mais de 1000 litros de álcool gel para sete cidades da região do Noroeste Mineiro, na última semana. Entidades das cidades de Brasilândia de Minas, João Pinheiro e Paracatu foram beneficiadas com o produto, no intuito de reforçar o combate e a prevenção ao coronavírus. Novas doações deverão acontecer nos próximos dias.

Bevap já entregou mais de 10 mil litros de álcool 70%

Usina IACO fez a doação de 30 mil litros de etanol hidratado de 94% para ser transformados em álcool 70%

A Usina IACO Agrícola, com unidade em Chapadão do Sul/MS, disponibilizou cerca de 30 mil litros de etanol hidratado de 94% para ser transformado em 70%. De acordo com o superintendente da usina, Edson Cunha Rocha, foi feita uma parceria com uma cervejaria de Campo Grande, que irá envasar o produto para ser distribuído às unidades de saúde da região.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...
X