JornalCana

Superintendente da APPA comemora novo recorde

O superintendente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião, anunciou ontem novos números relatando os índices de movimentação de cargas registrados até o momento. Levantamento divulgado pelo Setor de Estatística da autarquia demonstra amplo crescimento nos três principais segmentos de mercadorias movimentadas pelo Porto do Paraná.

O segmento Granel Sólido é o maior responsável pelo volume extraordinário. Composto por mercadorias como as pertencentes ao complexo soja, o segmento atingiu no acumulado deste ano mais de 17 milhões de toneladas, superando em mais de 2 milhões o volume registrado no mesmo período de 2002, quando 19,2 milhões de toneladas de produtos deste segmento foram movimentados.

As exportações de soja em grão, farelo e milho, além da importação de fertilizantes vêm alcançando índices significativos. De janeiro até o dia 18 de setembro, os embarques de soja, por exemplo, estão maiores que o registrados em idêntico período do ano passado. São 5,4 milhões no acumulado deste ano contra 4,7 milhões em 2002, quando pouco mais de 5,1 milhões de toneladas foram enviadas ao mercado externo. As exportações de farelo representaram no acumulado deste ano 4,4 milhões de toneladas, enquanto que em idêntico período de 2002 o volume chegou a 4 milhões de toneladas.

No ano passado inteiro foram embarcadas 5,5 milhões de toneladas. O milho é outro destaque do segmento. Até o momento foram exportadas 1,9 milhão de toneladas do produto, contra 1,3 milhão de toneladas no mesmo período de 2002. No ano passado inteiro o Porto de Paranaguá exportou pouco mais de 1,9 milhão de toneladas.

A importação de fertilizantes vem superando as previsões mais otimistas. De janeiro até dia 18 de setembro deste ano, foram recebidas 3,7 milhões de toneladas, enquanto que no acumulado de 2002 o volume foi de exatos 3 milhões de toneladas. Em 2002, o Porto de Paranaguá importou 4 milhões de toneladas de fertilizantes.

No segmento da Carga Geral, o volume registrado, no acumulado do ano, está representando alta em relação ao mesmo período de 2002. São 3,5 milhões de toneladas em 2003, contra 3,2 milhões de toneladas do ano passado, quando 4,6 milhões de toneladas de produtos da Carga Geral foram movimentadas.

O destaque ficou por conta das exportações de madeira e de papel e as importações de arroz ensacado. De janeiro até 18 de setembro de 2003, foram embarcadas 965.111 toneladas de madeira, enquanto que no mesmo período de 2002 o volume chegou a 859.217 toneladas. As exportações de papel estão registrando até o momento 239.124 toneladas contra 198.176 toneladas em 2002 e as importações de arroz ensacado que registraram no acumulado deste ano 186.518 toneladas, enquanto que no ano passado, até esta data, não havia sido registrado desembarque do produto no terminal paranaense.

No Granel Líquido, os resultados também são positivos. São 3,2 milhões de toneladas no acumulado deste ano, contra 2,7 no mesmo período de 2002. As exportações de óleos vegetais vêm alavancando os números deste segmento. Foram registradas até agora mais de um milhão de toneladas, enquanto que no ano passado, o volume foi de pouco mais de 850 mil toneladas. Em todo o ano de 2002, a movimentação das mercadorias incluídas no segmento representaram 3,9 milhões de toneladas. “Este é um porto público em movimento e transformador. Transformamos a riqueza produzida na terra em divisas para o Brasil, em empregos para o Estado e em credibilidade para este Porto que é reconhecidamente o maior Corredor de Exportação público do mundo”, comentou o Superintendente da APPA.

No Porto de Antonina também está sendo registrandos índices excelentes. No total, a movimentação de cargas vem originando os seguintes números: 600 mil toneladas de janeiro a 18 de setembro de 2003, contra 307 mil no mesmo período do ano passado, quando 658 mil toneladas foram embarcadas e desembarcadas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram