JornalCana

Suécia ganha fábrica de etanol feito de resíduo de padaria

Uma destilaria de etanol cuja matéria-prima são resíduos biológicos vindos de produtos de padaria e de pães. É assim que funciona a planta industrial recém-inaugurada em Gothenburg, cidade de 543 mil habitantes da Suécia, onde foi fundada a Volvo.

A planta foi oficialmente inaugurada em 06 de maio passado pela sueca St1 Buofuels Oy, especializada em produzir etanol a partir de resíduos biológicos em processo que lembra o do etanol celulósico.

A St1 já possui quatro refinarias de etanol de resíduos na Finlândia, mas a de Gothenburg tem capacidade de grande escala. Está capacitada para produzir 5 milhões de litros do chamado bioetanol avançado.

Em 2016, segundo a própria St1, está prevista a inauguração de destilaria em Kajaani, na Finlândia, cuja matéria-prima será serragem.

A companhia sueca processa bioetanol a partir de resíduos biológicos através de suas tecnologias patenteadas como Etanolix®, Bionolix® e Cellunolix®.

Companhias que são parceiras da St1 tanto na unidade recém-inaugurada na Suécica, como nas da Finlândia: NEB, que é associada da SOK Corporation, e a North European Oil Trade Oy (NEOT).

Em relato à imprensa, Patrick Pitkänen, diretor da St1 Biofuels, lembra que o etanol produzido com a tecnologia da companhia não gera emissões poluentes, como acontece, por exemplo, com os combustíveis fósseis.

Unidade da St1 na Suécia: etanol a partir de resíduo de padaria
Unidade da St1 na Suécia: etanol a partir de resíduo de padaria

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram