JornalCana

Subsídios à agricultura na UE são defendidos na Semana Verde

O representante europeu de agricultura, Franz Fischler, defendeu ontem, na Semana Verdade de Berlim (Alemanha), a legitimidade das ajudas européias à agricultura que, na UE, eram questionadas por razões orçamentárias, e que no mundo são vistas como responsáveis pelos males dos países em desenvolvimento.

No discurso de abertura da Semana Verde de Berlim, o maior encontro agro-alimentar do mundo, Fischler foi contra aqueles que pretendem “abrir a caixa de Pandora” da economia e atacam as ajudas à agricultura da UE argumentando que não procede que a quantia destinada ao setor primário seja a mais importante na era atual.

O comissário defendeu que se mantenha o plano orçamentário aprovado para a agricultura em outubro passado, que reduz a porcentagem destinada a esta e fixa um marco de financiamento até 2013. Em nível global, o comissário europeu defendeu que “não se perca o ano 2004” e se retomem o mais rápido possível as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Ele afirmou ainda que nos últimos meses a comunidade européia tinha feito grandes esforços diplomáticos para explicar sua postura aos países em desenvolvimento e esperava sua resposta quanto aos âmbitos nos quais consideram prioritária a liberalização comercial. “Para que os países em desenvolvimento possam aproveitar a liberalização comercial, necessitam de mais ajudas”, acrescentou, lembrando que as tarefas mais importantes da OMC este ano são a reforma da política agrária dos EUA e definir o “tratamento especial” que deve ser dado aos países em desenvolvimento. (Fonte: Agência Efe)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram