Mercado

Suape poderá contar com terminal de açúcar até 2010

Se as negociações tocadas pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e pela trading inglesa ED&;F Man de instalar um terminal de açúcar em Suape continuarem no mesmo ritmo, até 2010 o projeto deve ser concretizado. O empreendimento contará com investimento de 40 milhões.

As duas partes contrataram a belga Manuport para produzir o estudo de viabilidade do projeto. No início de agosto, os ingleses visitaram Suape e tiveram uma audiência com o governador Eduardo Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho. Segundo o Governo do Estado, com a instalação do terminal, que terá capacidade estática de armazenagem de 120 mil toneladas, serão gerados 70 novos postos de trabalho diretos e mais de 200 indiretos.

O presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, esclarece que o projeto ainda está em fase de gestação. O armazém terá área externa de 17 mil m². “No Centro-Sul há um crescimento rápido do setor favorecido sobretudo pelas terras planas. No entanto, a região ainda precisa avançar em relação à infra-estrutura de escoamento da produção. Como o Nordeste tem relevo acidentado e instabilidade climática, é preciso tentar centralizar os custos mais altos, investindo em logística”, avalia.

De acordo com dados da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), em média a distância das unidades produtoras no Nordeste para os centros consumidores e os terminais marítimos é em torno de 100 km, contra os 500 km das agroindústrias da região Centro-Sul. Essa facilidade de escoamento está sendo ainda mais reforçada pela consolidação dos terminais de Suape, que geram ganhos de escala tanto na entrada quanto na saída dos produtos.

Segundo João Poggi, a implantação do terminal dará condições de maior agilidade no embarque de derivados da cana para mercados como o europeu e o africano. “Um dos diferenciais é o uso da tecnologia Bibo, n

Navios-indústria que empacotam o açúcar. Hoje um navio leva de 10 a 15 dias para embarcar com carga de 14 mil toneladas. O novo transporte tem condições de fazer isso em 24 horas. Pernambuco se destaca no Brasil porque além da localização privilegiada, consegue receber navios desse modelo. Isso implica em menor custo e maior lucratividade”, revela.

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