JornalCana

Stoller investe em novas estratégias para a cultura da cana

Em visita ao JornalCana Online, Julio Afonso Tourinho, gerente regional da Stoller, apresentou a estratégia da empresa para cana-de-açúcar baseada em três pilares: Estratégias Fisiológicas; Nutricionais e de Defesa; e Soluções Biológicas.

A Stoller do Brasil, empresa conhecida no segmento de nutrição foliar à base de micronutrientes, que são hoje, conhecidamente essenciais para ganhos de alta produtividade na cana-de-açúcar, como também na realização de recomendações customizadas baseadas em diagnose sobre a análise de solo e foliar, apresenta na área de ação fisiológica o Stimulate.

Trata-se do único biorregulador registrado no ministério da agricultura para cana-de-açúcar e outras culturas. Este produto propicia vários benefícios na lavoura, ao longo de todo o ciclo da cultura, garantindo um melhor desenvolvimento do sistema radicular, o melhor perfilhamento, implicando também numa redução de falhas, maior espessura, tamanho e também maior número de colmos, consequentemente uma maior produtividade.

Em pesquisa científica, o Stimulate potencializa a taxa fotossintética da cana-de-açúcar. Ele aumenta a eficiência de duas enzimas na cana, a PEP carboxilase e a Rubisco, sendo que essas duas enzimas são precursoras do processo fotossintético da cana. Em consequência, pode-se medir o aumento da taxa fotossintética das plantas que receberão a aplicação do produto, tornando a planta mais eficiente, resistente a possíveis estresses históricos, conseguindo entregar todos os benefícios que vemos em campo.

Outro produto com ações fisiológicas é o Mover. Através de resultados de pesquisas, nota-se que ele enriquece o acúmulo de sacarose no colmo sem prejudicar o desenvolvimento vegetativo da cana-de-açúcar e da soqueira subsequente, mas com mecanismos fisiológicos diferenciados do que está disponível no mercado. O Mover não é um maturador e sim um complexo de nutrientes com ação fisiológica. Com a aplicação do Mover entre 30-45 dias antes da colheita, consegue-se aumentar a produção e transferência de fotoassimilados que se encontram na folha para o colmo, enriquecendo a concentração de açúcar. Já em relação a soluções biológicas para cana-de-açúcar, Julio indica o MethaMax EC, composto por metarhizium, e afirma que já estão trabalhando em outras soluções de controle biológico para cana, em estudo ainda, mas que em breve estarão disponíveis no mercado.

Stoller na tendência da sustentabilidade

Tourinho aposta na tendência mundial da agricultura em rever a questão de controle fitossanitário. Ele enfatiza que não se trata de eliminar o consumo de defensivos, o que seria inviável, impraticável, e sim agregar o controle biológico ao controle fitossanitário no manejo integrado de pragas e doenças. Com esta visão, a Stoller está investindo fortemente nesse segmento. Empresa que hoje é consagrada na questão de produtos de fixação biológica de nitrogênio, sendo uma das líderes de mercado em inoculantes para soja e gramíneas, avança na linha de controles biológicos, tanto que deve inaugurar até o final de setembro a maior e mais moderna planta de produtos biológicos do Brasil. “O uso intensivo de alguns produtos químicos está trazendo forte desequilíbrio ao ecossistema, resultando grandes quedas na produtividade”, acrescenta.

Hoje a empresa busca inserir a cana fortemente neste contexto do manejo integrado de pragas e doenças, propondo-se a entregar um benefício muito maior que apenas o custo através de uma análise de custo por unidade produzida, e não custo simplesmente por hectare, unindo qualidade e produtividade na matéria-prima.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram