JornalCana

Stephanes: produção permite volta da mistura de 25% de álcool

A expectativa de uma produção recorde de cana-de-açúcar na safra 2007/08, aliada à tendência de queda nos preços do álcool no mercado interno, fez com que o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, voltasse a defender o aumento da mistura de álcool na gasolina. “Temos elementos técnicos que permitem a retomada da adição de 25% de álcool à gasolina”, disse o ministro. A expectativa é que o aumento ocorra ainda no mês de junho.

A produção de cana em 2007/08 foi estimada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 528 milhões de toneladas, aumento de 11,2% ante a safra anterior. Segundo a companhia, a produção nacional de álcool será recorde com 20 bilhões de litros, sendo 10,6 bilhões de hidratado (uso direto no tanque), 9,35 bilhões de anidro (misturado na gasolina) e 50 milhões de litros de álcool industrial. “Com esse volume, voltamos a nos aproximar dos Estados Unidos na busca pela liderança mundial na produção do combustível”, disse Stephanes.

O ministro informou que o setor produtivo, juntamente com as empresas e o governo estão estudando formas de minimizar a volatilidade dos preços do álcool no mercado interno. A forma preferida pelo governo seria por meio da fixação de preços na Bolsa Brasileira de Mercadorias (BM&F), mas não está descartada a possibilidade de se formarem estoques reguladores.

“Já existe uma capacidade instalada de armazenamento nas empresas, mas a Petrobras poderia entrar eventualmente no mercado para formar estoques”, disse Stephanes. O ministro informou que as medidas anti-volatilidade entrariam em operação a partir de 2008.

O ministro lembrou que em 2007 entraram em operação 18 novas usinas de cana-de-açúcar. Além disso, outras 30 estão sendo instaladas e há a previsão de que outras 50 estejam em funcionamento nos próximos três anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram