A Stellantis está retomando o projeto de um motor 100% a etanol, buscando lançar um carro movido puramente a esse biocombustível de alta eficiência energética no Brasil. Ao mesmo tempo, a empresa já possui protótipos prontos para testes de campo de seu powertrain híbrido flex, com lançamento comercial previsto em breve.
O presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa, afirmou que o Brasil tem amplas alternativas para reduzir as emissões de CO2 por meio da combinação de biocombustíveis com a eletrificação e que pretende utilizar todas elas.
Em 2019, a empresa havia desenvolvido o projeto de um motor turbinado movido exclusivamente a etanol, mas o colocou na prateleira, aguardando um momento oportuno para relançá-lo. Esse momento pode estar chegando com a próxima fase do programa Rota 2030, que deve impor metas mais severas de descarbonização aos veículos vendidos no país e estímulos ao uso de biocombustíveis.
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Quanto aos modelos híbridos flex, Filosa confirmou que o projeto está adiantado e os primeiros protótipos serão divulgados ao público até o fim do mês, o que sugere que possam chegar ao mercado no próximo ano.
“A Stellantis está apostando em uma série de soluções para reduzir as emissões de carbono no Brasil, combinando biocombustíveis e eletrificação para tornar seus veículos mais eficientes e sustentáveis”, informa a companhia.
Veículos elétricos
Nesta segunda-feira (24), a Stellantis e a Samsung anunciaram que irão construir uma segunda fábrica de baterias nos Estados Unidos, sob a joint venture StarPlus Energy existente. Com previsão de início de produção em 2027, a fábrica pretende ter uma capacidade inicial de produção anual de 34 gigawatts-hora (GWh).
“Esta nova instalação contribuirá para atingir nossa meta agressiva de oferecer pelo menos 25 novos veículos elétricos a bateria para o mercado norte-americano até o final da década”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
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“Ao estabelecer a joint venture com a Stellantis no ano passado, estabelecemos uma base sólida para marcar nossa presença na América do Norte”, comentou o presidente e CEO da Samsung SDI, Yoon-ho Choi. “A segunda fábrica acelerará nossa penetração no mercado nos EUA e ajudará a Stellantis a impulsionar a transição dos EUA para uma era de veículos elétricos, fornecendo produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade”.
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos de atingir um mix de vendas de 100% de veículos elétricos a bateria para carros de passeio (BEV) na Europa e 50% de mix de vendas de BEV para carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria.