A Stellantis anunciou a renovação do contrato com a Ecovagas, por mais três anos, para a ampliação dos pontos de recarga para veículos híbridos plug-in e elétricos. Segundo a empresa, até o final do ano, cerca de 500 vagas com estações de recargas estarão disponíveis em diversas cidades brasileiras, com potencial expansão gradativa para mil pontos a partir de 2023.
As Ecovagas são uma parceria entre a rede de estacionamentos Estapar e a Enel X Way, linha de negócios do Grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica. A parceria visa fomentar a mudança para a mobilidade elétrica sustentável, oferecendo uma experiência de recarga fluida aos clientes da Stellantis.
LEIA MAIS > Eletrificação cresce no mercado automotivo com vantagem para os híbridos flex a etanol
Atualmente, os clientes Stellantis têm acesso a mais de 200 pontos de recarga instalados em 29 cidades, em 13 estados brasileiros. Esta é a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos plug-in e elétricos do país. A localização de cada ponto de recarga está disponível para consulta nos sites de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis (Fiat, Peugeot e Jeep).
“A ampliação das Ecovagas chega em um momento importante, para dar suporte aos mais recentes lançamentos de veículos híbridos plug-in e elétricos de passeio da Stellantis. Atualmente, estão à venda no Brasil o Fiat 500e, o Peugeot e-208 GT, além do novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in. A previsão é que até 2025, a Stellantis tenha mais sete elétricos e híbridos comercializados no país”, destaca Breno Kamei, diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis e da Marca Ram para a América do Sul.
LEIA MAIS > Para ministro da Economia eletrificação de veículos passa pelo etanol
Os proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in da Stellantis podem estacionar nas vagas designadas pela parceira pagando apenas a taxa relativa ao estacionamento, sem custo adicional pela utilização do serviço de recarga.
Esse benefício também se estende aos novos pontos de recarga implantados, os quais estarão potencialmente disponíveis até o final de 2023 e se localizarão em pontos estratégicos, como restaurantes, rodovias, condomínios, centros empresariais, aeroportos, estádios e hospitais, além dos estacionamentos da Estapar. As vagas da Ecovagas contam com equipamentos com a tecnologia da Enel X Way, capazes de carregar 80% da bateria de um veículo elétrico em três horas.
Eletrificação e e-Mobility
Ao mesmo tempo em que amplia sua oferta de modelos elétricos e híbridos, a Stellantis impulsiona o ecossistema de mobilidade elétrica para dar suporte aos usuários dos novos veículos, através do departamento de e-Mobility, que reúne soluções globais e nacionais voltadas para a mobilidade elétrica e sustentável.
Para a Stellantis, a eletrificação é uma iniciativa importante no desenvolvimento da mobilidade sustentável e na busca de maior eficiência energética.
Atualmente, a empresa conta com seis veículos elétricos e híbridos no Brasil, (Fiat 500e, Peugeot e-208 GT, Jeep Compass 4xe híbrido plug-in), além dos veículos comerciais: Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo. Até 2030, a empresa projeta ter até 20% do mix de vendas em tecnologias eletrificadas no Brasil e na América do Sul.