JornalCana

Stab promove seminário sobre impurezas da cana-de-açúcar

A Stab (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil) e a Unesp de Jaboticabal realizam, dias 19 e 20 de agosto, a partir das 9h, um seminário para discutir as impurezas da matéria-prima. O evento, que conta com apoio da Canaoeste, será no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da universidade. As inscrições estão abertas.

O seminário, coordenado pela professora livre docente na área de tecnologia do açúcar e do álcool do departamento de tecnologia da FCAVJ/Unesp, Márcia Mutton, e pelo engenheiro agrônomo e assessor técnico da Canaoeste, Oswaldo Alonso, será dividido em dois módulos, nos dias 19 e 20. Cada etapa terá dois blocos de discussão.

No primeiro bloco do Módulo I, os especialistas discutirão o conceito, natureza, classificação e origem das impurezas vegetais e minerais, além da quantificação das impurezas, metodologias e seus objetivos. Na oportunidade será apresentado um estudo de caso seguido de debate.

Já no segundo bloco do dia 19, os participantes terão a oportunidade de discutir os sistemas de produção e colheita da matéria-prima, além de receber informações e treinamento em colheitas manual e mecanizada. Como no primeiro bloco, haverá estudo de caso e debate.

Na primeira parte do Módulo II, dia 20, o tema será lavagem de cana, suas implicações legais, impactos ambientais, consumo e custos da água. Também será abordada a limpeza a seco, com a porcentagem de eliminação de impurezas minerais e vegetais, impactos na qualidade da matéria-prima, entre outros detalhes.

O segundo bloco do dia apresentará os impactos das impurezas vegetais e minerais em processos de produção de açúcar e etanol, além das consequências geradas pelas impurezas vegetais nos processos de cogeração de bioeletricidade. Os dois blocos do dia serão seguidos de perguntas e debates.

Mais informações sobre o seminário, além das inscrições, podem ser obtidas pelo telefone (19) 3433-3311 ou pelo e-mail secretaria@stab.org.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram