JornalCana

SP: Produtores terão de devolver álcool

Além de produzir 1,5 bilhão de litros a mais de álcool, de acordo com o compromisso fechado com o governo federal, os empresários do setor sucroalcooleiro terão de devolver cerca de 650 milhões de litros do produto para a Coimex Trading Company.

A trading comprou no ano passado 700 milhões de litros de álcool para negociar no mercado externo. A venda foi feita pelos principais grupos, entre eles, Cosan, Copersucar e Crystalsev. “Mas tivemos de devolver cerca de 650 milhões de litros í s usinas pela escassez da oferta no mercado”, diz Clayton Miranda, da Coimex. O combinado, à época, foi que o álcool voltaria para as mãos da trading brasileira a partir do início da nova safra, a 2003/04.

O cumprimento do acordo pode gerar um “estresse” logo no início da colheita. A prioridade das usinas em abril será o de produzir 650 milhões de litros para garantir o abastecimento no mercado interno. Mas as empresas terão também de acelerar a produção de açúcar no primeiro semestre para cumprir com os contratos de exportação.

Neste mesmo período o governo analisará se eleva a mistura do álcool na gasolina dos atuais 20% para 25%. Cada ponto percentual representa um consumo de 250 milhões de litros anuais.

Independentemente da oferta no mercado, a Coimex precisa do produto para negociar no exterior. Um acordo fechado entre a trading brasileira e a Mitsui, por exemplo, prevê a exportação de 500 milhões de litros de álcool.

Para Antônio de Pádua Rodrigues, consultor da Unica – União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo, as usinas têm condições de honrar o acordo com o governo, cumprir os contratos de exportação e ainda devolver o álcool para a Coimex.

A alteração da mistura de álcool para 25% ainda depende de uma avaliação detalhada da oferta e só deverá ocorrer se o abastecimento for garantido.

(Globo Rural)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram