Mercado

S&P pode elevar rating da Cosan após união com Shell

A agência Standard & Poors (S&P) decidiu colocar os ratings (classificação de risco) da dívida da Cosan em observação positiva, prevendo uma mudança no perfil financeiro da empresa após o anúncio de um joint-venture com a Shell. Isso quer dizer que a nota da Cosan pode ser elevada nos próximos meses caso a parceria entre as duas empresas seja concluída.

Hoje o rating da Cosan é de “BB-“, segundo a S&P. O processo de combinação dos ativos de distribuição de combustível, açúcar e etanol com a Shell, que possui rating de “AA” (estável), deve beneficiar a empresa sucroalcooleira brasileira em seus planos de internacionalização dos negócios. Além disso, o acesso ao mercado de capitais deve ser facilitado e possibilitará o financiamento de suas estratégias de crescimento.

A S&P também espera uma geração de caixa maior a partir da distribuição e venda dos combustíveis Shell no Brasil, o que deve beneficiar as duas empresas. A agência também considera positivo o repasse da dívida liquida da Cosan, que hoje é de 2,52 bilhões de dólares, para a nova empresa. Outro ponto que deve ser bom para as duas companhias é o fato de os negócios de distribuição de combustível comumente gerarem fluxos de caixa estáveis.

Caso a união realmente seja formalizada, a Cosan entrará com ativos de açúcar e etanol, além de 15 unidades de co-geração de energia e distribuição de combustível. O montante é avaliado em 4,93 bilhões de dólares.

A Shell deve contribuir com os ativos de combustíveis utilizados na aviação, os ativos de distribuição e venda no Brasil e sua participação em duas empresas de pesquisa e desenvolvimento em biomassa. Ao fim de dois anos, o aporte financeiro da multinacional chegar! á a 1,63 bilhão de reais.

A joint-venture pode possibilitar o desenvolvimento e a criação de tecnologias relacionadas ao biocombustível. A decisão sobre o fechamento ou não do acordo deve sair nos próximos seis meses.

Banner Revistas Mobile