JornalCana

SP: Cargill investirá R$ 190 milhões para produzir açúcar na Cevasa

A multinacional Cargill vai investir R$ 190 milhões para dobrar a capacidade de moagem e iniciar a produção de açúcar até 2010 na Companhia Energética Vale do Sapucaí (Cevasa), destilaria em Patrocínio Paulista (SP), da qual detém 63% da participação acionária adquirida em 2006.

O processamento por safra vai saltar de 1,4 milhão de toneladas para 2,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e a produção de açúcar será de mil toneladas por dia.

A produção de álcool será mantida em 115 milhões de litros por safra. A companhia confirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, os dados relativos ao aumento de produção e moagem, mas não informou, e nem negou, o valor dos investimentos, apurado pela Agência Estado.

usina completa. Além da transformação da destilaria de álcool em usina completa, os investimentos contemplam a co-geração de energia elétrica na unidade já a partir do próximo ano.

Os 27% restantes da Cevasa pertencem à Canagril, que é uma empresa formada por 22 fornecedores de cana da destilaria.

A cana necessária para a expansão virá do aumento de produção desses fornecedores e ainda de outros produtores independentes da região, na Alta Mogiana Paulista, entre as cidades de Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP).

Após os investimentos na aquisição do capital majoritário da Cevasa, a multinacional mericana comprou, em 2006, 43,75% da Usina Itapagipe, na cidade mineira de mesmo nome, que pertencia à empresa portuguesa Taggia.

A participação restante na Itapagipe pertence a diversos acionistas, entre eles o Grupo Moema, que também é sócio do terceiro projeto da Cargill no País: a construção da Usina Bom Jardim, prevista inicialmente para ser construída também na cidade mineira.

O projeto da Usina Bom Jardim, formalizado em 2006, no entanto, segue suspenso, de acordo com o empresário Maurílio Biagi Filho.

Biagi era o dono, por meio da holding Maubisa, dos 63% da Cevasa, um dos sócios do Grupo Moema e também da Usina Itapagipe A construção da Usina Bom Jardim deve ser iniciada assim que o cenário de preços baixos, principalmente para o açúcar, for revertido. (AE)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram