JornalCana

Sotreq leva energia, vapor e água quente em projeto de cogeração de biogás à indústria

Geradores Cat® fornecerão os insumos à multinacional AB Brasil; projeto reduz custos de produção e é tendência no segmento industrial

Conteúdo Patrocinado

Maior revendedora Caterpillar do Brasil, a Sotreq está implementando um projeto de cogeração de biogás que vai além do fornecimento de energia elétrica à indústria. A AB Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo e dona de marcas como Fleischmann e Ovomaltine, contará com vapor e água quente produzidos por geradores Cat® para o seu processo industrial.

O projeto, considerado inovador em escala industrial, é uma tendência porque atende a uma das maiores reivindicações do setor, que é a redução dos custos de produção, principalmente com energia. Neste sentido, a utilização dos resíduos industriais para a produção de biogás tem um grande potencial de expansão.

As operações estão previstas para meados de 2022. Além da redução do custo de produção, o projeto proporciona queda na emissão de gás tóxico. “Sem dúvidas este é um projeto diferenciado dos demais que temos realizado. Neste caso, a Sotreq aplicará seus geradores a biogás na cogeração, entregando, além da energia elétrica, vapor e água quente utilizados nos processos industriais”, explica Lucas Monteiro, Gerente de Vendas de Motores a Gás e Biogás.

As indústrias de alimentos, incluindo usinas de açúcar e álcool, possuem uma elevada carga orgânica em seus efluentes, além da presença de contaminantes. Por isso, é imprescindível fazer um tratamento adequado antes de despejar em rios ou na lavoura, por meio da biodigestão anaeróbica. Isso gera o biogás, que se torna combustível para os motores gerarem energia elétrica e térmica, que é a cogeração, tão útil nesse tipo de mercado. Além de mais autonomia e independência em relação às concessionárias, a indústria pode comercializar a energia renovável excedente mediante contratos no mercado livre.

Assim como está fazendo para a AB Brasil, a Sotreq fornece o chamado projeto Chave na mão. Isso significa assumir também o tratamento do biogás com a desumidificação e, pioneiramente, com a redução de H2S (Sulfeto de Hidrogênio). Este é um grande diferencial do projeto.

A Sotreq tem profissionais capacitados para desenvolver o melhor projeto de cogeração, que precisa considerar a relação entre a demanda de energia elétrica e térmica da empresa, bem como sua oscilação ao longo do ano. Os geradores Cat utilizados possuem alta eficiência elétrica e térmica, menor consumo de combustível e óleo do mercado, baixos níveis de emissões e maior vida útil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram