JornalCana

Sócias da Copersucar obtêm Bonsucro

A Copersucar, a maior comercializadora de açúcar e etanol do país, acaba de obter a certificação Bonsucro para cinco de suas usinas associadas. O selo internacional é uma exigência da União Europeia para exportações desses produtos. O selo garante que o processo de produção cumpre normas de sustentabilidade indispensáveis no mundo corporativo de hoje – critérios ambientais, sociais e trabalhistas.

Nesta primeira leva foram certificadas parte da produção das usinas Quatá, São Manoel, Santa Adélia, Barra Grande e São José, todas no interior paulista. Juntas, elas somam 7,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar certificada, sendo 470 mil toneladas de açúcar e 345 milhões de litros de etanol. Trata-se do maior volume já certificado no país.

Segundo Paulo Roberto de Souza, presidente -executivo da Copersucar, não foram necessários investimentos nessas unidades para adequação às normas. Isso porque todas já estavam em estado avançado de “conscientização”. Para a safra 2012/13, outras 12 usinas associadas deverão ganhar a certificação, o que elevaria o total de cana certificada do grupo a 14 milhões de toneladas, sendo 900 mil toneladas de açúcar.

O número de usinas participantes é ainda pequeno perto do total de 48 unidades associadas da comercializadora (além de fornecedores independentes). “Mas não tem de ter pressa. É uma resposta à demanda e um trabalho de convencimento do produtor”, diz Maurício de Mauro, diretor de planejamento da Copersucar.

Segundo ele, há diferentes níveis de prontidão das usinas para ter o selo e elas estão passando pelo período de pré-auditoria no qual serão avaliados os ´gaps´ existentes”. Os maiores desafios para adequação, no entanto, são os chamados “gaps não essenciais”, como diferenças de metologia e pontos de melhoria. “A questão ambiental melhorou muito”.

Segundo Souza, a decisão de certificar é mais que uma questão de legislação internacional – é uma demanda do mercado. Com 5,24 milhões de toneladas de açúcar negociadas na safra 2010/11, a Copersucar depende das vendas a clientes graúdos mas exigentes, como Coca-Cola e Nestlé. “Temos de nos adequar ao que o cliente quer”. O açúcar certificado não receberá prêmio. Em vez disso, dará garantia de acesso a mercado.

A Copersucar é a segunda empresa sucroalcooleira do país a obter o selo europeu. Em junho, a Raízen – joint venture formada pela Cosan e Shell – anunciou a certificação inédita de 1,7 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, sendo 130 mil toneladas de açúcar e 63 milhões de litros de etanol, produzidos em Maracaí (SP) – 50% da produção da unidade paulista.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram