JornalCana

Só aumento da oferta de álcool trará equilíbrio de volta ao setor

O etanol vem batendo recordes na produção e na demanda. Em cinco anos, a taxa de crescimento anual da oferta de cana foi de 10,5%, e a do álcool, de 12%. A taxa anual de crescimento da demanda de etanol no mercado interno foi de 13%.

São números impressionantes, ainda mais expressivos quando nos lembramos da crise de 2008, que secou o crédito, após os baixos preços de 2006 e 2007. A consequência foi o endividamento, que acelerou o processo de concentração setorial.

O efeito dos carros flex expandindo a procura por álcool foi a base do grande crescimento da oferta e de plantas novas até 2008. A partir daí, a implantação de novas indústrias (“greenfields”) de etanol recuou.

O canavial sofreu, após 2008, com menos investimentos em plantios e menor uso de tecnologia, o que gerou seu envelhecimento e afetou a produtividade. A safra úmida de 2009 impossibilitou a normal moagem.

A partir deste ano, há o desafio da recuperação dos plantios e adequados tratos culturais (como adubação) com o processo de concentração, para os quais os preços atuais são estimulantes.

Esses preços mais altos do etanol elevam o consumo da gasolina e reduzem as exportações, criando as condições para acelerar a volta ao equilíbrio do balanço oferta-demanda com os investimentos na produção existente e em novos “greenfields”.

Houve crescimento efetivo dos custos de produção e a redução da capacidade competitiva com a alta do real. Há um acúmulo de anos com pouca rentabilidade no setor. É momento de estimular a oferta, com a compreensão dos fatos que levaram ao aperto atual dos estoques.

LUIZ CARLOS CORRÊA CARVALHO é vice-presidente da Abag (Associação Brasileira de Agribusiness) e diretor da Canaplan Consultoria Técnica Ltda.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram