JornalCana

Sistema inovador usa velocidade para secar e resfriar açúcar

Quem disse que velocidade é fundamento competitivo apenas no mundo dos esportes? No setor industrial, rapidez e agilidade podem significar importantes diferenciais de mercado. Um exemplo disso é o sistema de secagem e resfriamento de pós, granulados e bolos de filtro, desenvolvido pela empresa Dynamic Air.

O equipamento Bella, que trabalha em elevadíssima velocidade, pode ser usado para secar, misturar, pulverizar, aglomerar e resfriar, na mesma unidade, sem a necessidade de equipamentos sobressalentes ou custos adicionais. De acordo com o assistente de marketing da empresa, Caio Cruz, “quanto melhor o misturador, melhor o secador”.

“Com os conjuntos de pás girando em sentido contrário, as zonas mortas são eliminadas, pois cada partícula que está em secagem ou resfriamento fica em constante movimento e em diferentes direções. O material nunca fica parado, aumentando assim o tempo total de exposição ao ar de aquecimento ou resfriamento, elevando o desempenho e a eficiência”, explica.

A etapa de secagem do açúcar trafega por um processo isométrico de evaporação com eficiência térmica de aproximadamente 80%. Segundo o representante da empresa, o sistema Bella da Dynamic Air necessita apenas de pequenos volumes de ar para gerar resultados eficientes, quando comparado a outros secadores fluidizados do mercado.

De acordo com Caio, o sistema da Dynamic Air possui baixo custo de manutenção, exige pouca mão de obra por ser automatizado e garante pouca perda do açúcar na operacionalização. “A higiene do sistema vai além da segurança de contaminação do açúcar, abrangendo também a contaminação do ambiente pelo pó do açúcar”, observa Caio.

O sistema pode funcionar transportando o açúcar do silo principal para destinos diferentes, através de tubulações em aço inox, impulsionado por ar filtrado isento de umidade. Este processo garante a integridade dos cristais do açúcar. O equipamento trabalha com capacidades inferiores a 45 quilos por hora e superiores a 400 toneladas por hora e distâncias de transporte que excedem a 1,5 mil metros.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram