JornalCana

SIPAT apresenta temas importantes para a segurança dos colaboradores

Usina São José da Estiva promove há vários anos ações nesta área

A Usina São José da Estiva finalizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT -, com ótimos resultados, especialmente porque os temas escolhidos foram acolhidos pelos colaboradores e alcançaram os objetivos do evento.

Promovida há vários anos na empresa, sempre empenhada em garantir a segurança de todos e a qualidade do ambiente de trabalho, a SIPAT procura trazer temas que toquem o colaborador e o desperte para a importância da sua participação neste processo.

“Independentemente das legislações que preconizam as campanhas internas de prevenção de acidentes de trabalho, sempre recebemos todo o apoio da gerência e diretoria para investir muito neste tema”, apontou José Luís Passoni, engenheiro de Segurança do Trabalho da Estiva. Segundo ele, o foco das campanhas e outras ações são a integridade, o bem-estar e a saúde de cada colaborador.

Em 2022, a SIPAT teve como tema central a conscientização de cada colaborador sobre a sua participação para evitar que acidentes aconteçam dentro e fora do ambiente de trabalho. Temas como o comportamento seguro e os riscos de doenças psicossociais foram apresentados por especialistas e profissionais. Atenta ao crescimento do uso do celular, a comissão organizadora, formada pelas equipes do RH; Segurança do Trabalho; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e Comunicação e Eventos, trouxe o tema para a SIPAT.

LEIA MAIS > Crise de fertilizantes acelera inclusão de alternativas para o setor bioenergético

“Procuramos inovar na abordagem os assuntos que não mudam. Segurança é sempre importante. A novidade este ano foi a questão do uso e dos vícios do celular, assunto muito oportuno”, disse Ricardo Ribeiro da Silva, gerente de Área de Produção e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da usina.

Elias Vicente, supervisor de Caldeira e presidente da CIPA da UTE (Unidade Termoelétrica Estiva), avalia que a Semana foi proveitosa. “É sempre importante reforçar conceitos de segurança para todos os setores da empresa”, apontou.

Para Pedro Nogueira, supervisor de Planejamento Agronômico e presidente da CIPA do setor Agrícola, a segurança é um assunto recorrente e necessário. “Segurança é uma luta diária e constante. Não podemos chegar no final do dia e achar que temos a vitória. Vitória será no dia que atingirmos acidente zero”, destacou.

LEIA MAIS > Raízen faz a captação de R$ 1,2 bi com primeira emissão de Sustainability-linked Debêntures

O gerente de Divisão de Recursos Humanos, Bruno Damascena, destacou o cuidado dos organizadores para que cada tema tratado dia a dia se conectasse, refletindo os problemas e perigos que mais causam doenças e acidentes atualmente.

“Conseguimos trazer informações importantes para que acidentes e doenças sejam evitados, além de termos trabalhado forte o conceito que cada colaborador deve assumir o protagonismo e compromisso com a sua segurança e a segurança dos seus colegas”, afirmou.

A diretoria elogiou a escolha dos temas. “Foram escolhas assertivas, que levaram a cada colaborador a mensagem correta e necessária”, afirmaram os diretores.

Durante a semana, ao final de cada manhã, houve sorteio de brindes e de cinco viagens aéreas para um dia de tour cultural em São Paulo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram