JornalCana

Sindalcool incentiva pesquisa sobre fármacos na Paraíba

Universidades federais de quatro estados nordestinos e da Amazônia participarão do I Encontro do Programa de Produção de Fármacos e Medicamentos Fitoterápicos do Nordeste, que será realizado nos dias 25 e 26 de junho, em João Pessoa, PB.

O encontro está sendo promovido pelo Sindicato das Indústrias de Fabricação do Álcool e Açúcar do Estado da Paraíba (Sindalcool) em parceria com o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB.

As universidades federais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, além da federal do Amazonas, poderão se tornar Centros de Inovação na área de fármacos e medicamentos através do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

O papel do Sindalcool na realização do evento é de catalisador de forças e conhecimento para o desenvolvimento de uma rede de centros de inovação, que poderá fundamentar a construção de uma indústria de fármacos e medicamentos fitoterápicos. A participação dos laboratórios das universidades é de fundamental importância, já que a academia desenvolve pesquisas importantes na área farmacêutica.

“Queremos aglutinar o conhecimento dos laboratórios, em especial do LTF e o Lifesa, vinculado ao Governo do Estado, na tentativa de implantação de uma indústria de medicamentos que desenvolverá a Paraíba e trará benefícios para o Governo, a Universidade e a iniciativa privada. Desse modo, estamos investindo em ações que congreguem os vários esforços para a atração de investimento no setor de medicamentos para a Paraíba”, disse o presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa.

Uma das formas de atrair investimento no setor de medicamentos é através do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Sibratec foi criado em 2007 com a finalidade de apoiar o desenvolvimento tecnológico do setor empresarial nacional.

“Nesse sentido já tivemos reuniões com representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia e também com a Fundação Osvaldo Cruz que receberam a proposta positivamente. Nosso objetivo, em longo prazo, é atrair investimentos na área de fitoterápicos consolidando uma indústria farmacêutica. Isso só será alcançado através da parceria Público-Privado”, disse Barbosa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram