“Desafios e Oportunidades da Bioeletricidade no Brasil” foi um dos temas da abertura da 21ª edição Internacional do SINATUB. No primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (8), Newton Duarte, VP Executivo na Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), destacou que a cana-de-açúcar tem um papel preponderante na renovação da nossa matriz energética.
“A biomassa tem 17GW de capacidade instalada de energia, cerca 8,6%, em um país que tem 205 GW, o que é muito importante, pois somos complementar às usinas hidrelétricas” destacou.
Segundo o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional – BEN 2023, a geração de energia elétrica por biomassas foi de 55,297 TWh em 2022. “Na safra 2022/23, com uma moagem de 610 MM ton, com potencial de 12,4 GW, com a modernização do plantio, podemos chegar até 2030 com 30 GW”, ressaltou.
LEIA MAIS >IrricaNOR conta com programação especial sobre irrigação da cana-de-açúcar
Duarte também explanou sobre a relevância do biogás e a biometanização dos resíduos sucroenergéticos.
O SINATUB deste ano enfoca a “Eficiência Energética para a Máxima Produção de Açúcar, Etanol e Exportação de Energia”, proporcionando uma plataforma para discutir avanços tecnológicos na geração e consumo de vapor e energia elétrica.
A agenda desta quarta-feira incluiu palestras sobre a: Busca por Eficiência em Sistemas de Cogeração Existentes, com German Atilio Molina Ortiz, gerente industrial do Ingenio La Cabana – El Salvador; Case Pitangueiras – Maior Exportação de Energia com uso de Biomassa, com Gustavo Franco, da Usina Pitangueiras; Case Diana – Otimização Energética dos Sistemas de Geração de Vapor, com David Fernando de Britto, coordenador de Manutenção Industrial e José Donizete de Souza, supervisor de Geração de Vapor; Otimização em Tempo Real da Geração de Vapor, Energia e Balanço Térmico, com Bruno Moraes, da Soteica e Case Tereos – Geração de Bioeletricidade e Biometano a Partir do Biogás, com Enéas Cordeiro, Plant Manager.
LEIA MAIS > José Pedro Andrade é homenageado durante SINATUB
Nesta quinta-feira (9), o SINATUB prossegue abordando “Extração & Manutenção Industrial” com informações relevantes e casos de inovações tecnológicas e melhorias operacionais nas áreas de Recepção, Preparo, Extração (Moenda ou Difusor) e Manutenção Industrial.