JornalCana

Simtec abre com anúncio de manifesto pró-setor

img2330

Durante a abertura da 10ª edição do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira),  nesta segunda-feira (25) e que ocorre até a próxima quarta-feira (27), no Engenho Central, em Piracicaba (SP),  autoridades municipais, estaduais, federais e entidades representativas deixaram claras suas preocupações com os rumos do setor sucroenergético neste momento de crise. Foi anunciado, inclusive, que ao final do simpósio, será elaborada uma Carta-Manifesto solicitando o apoio do governo, principalmente no que diz respeito às tributações em vigor. 

Representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o secretário adjunto do Estado de Tecnologia, Ricardo Achilles, destacou que o Brasil tem hoje 45% de energia renovável, enquanto São Paulo tem 57% e, para os próximos 10 anos, a expectativa do governador é elevar esse número para 69%. “O setor é fundamental para isso e o governador é parceiro nessa luta”, confirmou.

O vice-presidente da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), José Veloso Dias, afirmou que os setores de máquinas e sucroalcooleiro estão ligados, e por isso se tem a tecnologia de ponta. Segundo Dias, a indústria de transformação também passa por dificuldades, já que perdeu competitividade. “Fechamos 2011 com déficit de U$ 18 bilhões. Algo tem de ser feito”. Como entraves para o desenvolvimento citou as altas cargas tributárias, o câmbio, a infraestrutura entre outros. “É essencial participarmos de um evento como este para fazermos uma reflexão. Não podemos perder o que já foi conquistado. Temos de buscar a volta à competitividade como um todo no país”, completou.

Já o diretor técnico do Sebrae, Ricardo Tortorela, destacou que as pequenas empresas também são parte importante dessa crise pela qual passa o setor. “Queremos, então, nos colocar nesse debate sejam como consumidores finais ou fornecedores da cadeia produtiva. Temos de tornar essas discussões fato, se quisermos que o Brasil seja um ícone neste ramo, e aproximar a cadeia dos pequenos empresários”, reiterou.

O deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame se mostrou satisfeito em participar do evento de 10 anos, já que a região é uma das mais importantes da cadeia. Segundo ele, o setor de biocombustíveis tem seis características relevantes: a macroeconomia, seus benefícios para saúde pública, a contribuição para o meio ambiente, a produção local, de bioenergia e bioeletrecidade, e a questão social, com a geração de empregos no país. “Esse simpósio tem de ser abraçado como oportunidade de troca de conhecimento e aperfeiçoamento para a busca de uma economia melhor”, ressaltou Thame.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ressaltou que a cidade se sente honrada em sediar o Simtec e ser palco para as discussões do setor. “É lamentável que passemos por esse processo de desindustrialização. Desejo que o setor retome seu desenvolvimento”, almejou.

Carta-Manifesto – Ao final dos três dias do Simtec, será concluída a elaboração da Carta de Piracicaba – Manifesto em Prol do Setor Sucroalcooleiro, um apelo ao governo com as principais reivindicações do setor. “Temos de acreditar nesse projeto que é o Simtec. Tenho certeza de que esses três dias farão diferença”, disse o presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), uma das realizadoras do evento, Jorge Aversa Júnior.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram