Mercado

Simtec 2009 discute redução de perdas e novas tecnologias

As formas de controle, medição e tecnologias em diversas etapas da produção do açúcar e etanol, para evitar perdas de dinheiro nas usinas, serão abordadas em mini palestras ministradas por especialistas da Fermentec, dia 1º de julho, das 16 às 19h30, durante o Simtec 2009. O evento acontece de 30 de junho a 3 de julho, em Piracicaba, SP.

A palestra de abertura da Fermentec, empresa piracicabana de consultoria especializada em fermentação alcoólica, será do presidente da empresa, Henrique Amorim. Ele vai alertar sobre as perdas na indústria e a visão real dos números.

Segundo Amorim, perdas referentes ao açúcar que entra na indústria (PCTS), no bagaço, na torta e na destilaria são, normalmente, as determinações verificadas nas usinas. No entanto, outras perdas ocorrem no processo, mas não são definidas e podem representar até 9% do açúcar.

“Perdas na água de lavagem de cana, na evaporação e nas águas residuais devem ser determinadas também, pois, para cada 1 milhão de tonelada de cana moída, 1% de perda significa R$ 1 milhão. Portanto 0,1% é perda de R$ 100 mil por safra”, afirma. Durante a palestra serão apresentados dados de 70 usinas e destilarias que mostram a variação destas perdas.

Em seguida, o coordenador de processo e microbiologia da Fermentec, Alexandre Godoy, vai abordar perdas na parte agrícola. Segundo ele, o rendimento industrial já começa na lavoura de cana e no planejamento do corte, carregamento e transporte.

“Com a implementação de ferramentas de controle para monitorar a qualidade da cana foi possível demonstrar o impacto da qualidade da planta sobre o rendimento industrial e na qualidade do açúcar e álcool. As unidades que operam com maior eficiência são justamente as que apresentam cana de melhor qualidade, e vice-versa, conforme será demonstrado na palestra”, disse.

O consultor Claudemir Bernardino vai falar sobre o método do digestor. “Na produção de açúcar e etanol, um dos índices mais importantes a ser verificado é o ART entrado. ART são os açúcares redutores totais, ou seja, sacarose, glicose e frutose que são transformados em álcool e em outros subprodutos na fermentação. Essa medição é necessária para avaliar as perdas de açúcares, rendimento e eficiência industrial”.

As perdas de açúcar, como e quando ocorrem, serão tema da apresentação do especialista em controle da contaminação bacteriana Rudimar Cherubin. A destruição de açúcar ocorre durante o processo de produção e se caracteriza pela degradação da sacarose, glicose e frutose por meio de reações na quais os açúcares são transformados em outros produtos, como ácidos.

“A degradação ocorre com intensidade distinta para cada fase do processo produtivo. A avaliação das principais etapas de destruição, bem como suas causas, serão apresentadas e discutidas através do estudo de casos”, adiantou Cherubin.

O consultor Luiz Francisco Silva, o Kiko, vai apresentar uma novidade para medir o volume das dornas. O sistema é uma nova ferramenta para medir de forma mais precisa o rendimento geral da destilaria, um ponto muito importante para a eficiência operacional.

A tarde de palestras será encerrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Boris Stambuk, que apresentará um processo de modificação genética das leveduras que otimiza a fermentação da sacarose (açúcar).

“Neste método a sacarose não é quebrada fora da célula, mas sim transportada diretamente para o seu interior, o que permite melhorar o controle das contaminações e maior rendimento na produção de etanol”.

Cada palestra terá duração de 20 minutos, com intervalos de 10 minutos para perguntas. Informações sobre o Simtec 20089 podem ser obtidas no site www.simtec.com.br, pelo telefone (19) 3417-8604 e e-mail [email protected]. A ficha de inscrição está disponível online.

Banner Revistas Mobile