JornalCana

Simpósio vai discutir fixação de carbono

Depois da assinatura do Protocolo de Kyoto, em 1997, várias medidas foram estabelecidas no sentido de reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa.

Entre elas está a criação do chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, através do qual estabeleceu-se que cada tonelada de gás carbônico que deixa de ser emitida ou que é retirada da atmosfera (pelas árvores, por exemplo) pode ser negociada no mercado mundial. Criou-se assim um novo mercado internacional, que está sendo chamado de ‘mercado de carbono’, o qual pode representar uma fonte extra de recursos financeiros para projetos de reflorestamento, recomposição de reservas legais, uso de biocombustíveis, arborização de pastagens, entre outros.

Dentro deste contexto o produtor e empresário rural precisa estar informado sobre este novo mercado. Para discutir a situação atual e as perspectivas do mercado de carbono, sob a ótima do empresário rural, será realizado em Londrina de 21 a 24 de outubro o 1º Simpósio Brasileiro sobre Fixação de Carbono em Sistemas Agrícolas e Florestais – CarboFix.

A organização do evento é do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com apoio da Secretaria da Agricultura e Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo é discutir possibilidades para projetos do chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo nos setores agropecuário e florestal, e também os métodos utilizados para quantificar as taxas de fixação de carbono.

A programação inclui palestras de profissionais do Brasil e do exterior, seguidas de debates. Na abertura do evento, dia 21, o tema será Protocolo de Kyoto: retrospectiva e perspectivas para acordos de comercialização de créditos de carbono, por Jorge Guimarães, Secretário de Políticas Estratégicas e Desenvolvimento Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Serviço: Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas na página do simpósio na internet: www.iapar.br/carbofix, ou pelo e-mail: carbofix@iapar.br. Os números de telefone e fax para contato são: (43)

3376-2322 – com Elaine e via fax (43) 3376-2107.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram