JornalCana

Simpósio internacional abre programação da Feicana/Feibio

O II Simpósio Internacional do setor de agroenergia, que abre oficialmente a programação da Feicana/Feibio 2009, será realizado dias 9 e 10 de março, em Araçatuba, no interior paulista. O encontro reunirá autoridades dos setores sucroenergético e de biocombustíveis, para debater os principais desafios do segmento.

O simpósio será aberto às 13h30 pelo presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari, e pelo presidente da Udop, José Carlos Toledo. Na oportunidade, o vice-presidente-executivo do Grupo Cosan, Pedro Mizutani, fará uma palestra sobre a expansão da produção canavieira no oeste paulista em meio ao desafio da crise financeira internacional.

À tarde, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Vicente Bertone, mostrará o que falta para que o setor sucroenergético entre em um ciclo virtuoso. A palestra será coordenada pelo ex-ministro da Indústria e Comércio (1979-1984), João Camilo Penna.

Em seguida, o gerente de Culturas e Soluções Cana da Syngenta, Leandro Amaral, vai abordar as expectativas sobre as novas tecnologias aplicadas à produção canavieira. Já o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Heitor Cantarella, apresentará os desafios para a adubação de cana para a produção de energia. O tema será coordenado pelo presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool do Estado do Paraná, Anísio Tormena.

No dia 10 de março, a série de palestras começa às 9h. O representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Feveret, mostrará o potencial da instituição para financiar projetos do setor.

Em seguida, o coordenador científico do CEPEA, Geraldo Sant`Ana de Camargo Barros, falará sobre a distribuição de frequência nos levantamentos de preços de açúcar e etanol. O tema será coordenado pelo presidente do Siamig (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Minas Gerais), Luiz Custódio Cotta Martins

O evento será encerrado com a palestra do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Andre Puccinelli, que vai falar sobre a expansão do setor sucroenergético no Estado. O JornalCana fará a cobertura completa do evento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram