JornalCana

Simpósio Datagro/Udop dicute expansão da cana no País

O I Simpósio Internacional Datagro/Udop terminou no início da tarde desta terça-feira (26), em Araçatuba, SP, com uma discussão sobre o zoneamento e a expansão sustentada do setor sucroalcooleiro no Brasil. A palestra de encerramento foi feita pelo secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone, que representou o ministro Reinhold Stephanes.

O secretário falou sobre o estudo que o Governo deverá concluir, no segundo semestre de 2008, para identificar as áreas estratégicas e as não recomendadas para a produção de açúcar e de álcool. Ele adiantou que o governo já prevê problemas em relação ao plantio de cana nas áreas que fazem limites com os biomas do Pantanal e da Amazônia.

Segundo Bertone, há didifuldades em apontar, por exemplo, quais os exatos limites do Pantanal no Mato Grosso so Sul, além da dificuldade de idenficação de áreas de cultivo de cana em regiões de Cerrado na Amazônia. Bertone defende a proteção dos biomas, mas afirmou que trata-se de um estudo técnico que será discutido em Brasília.

Bertone também abordou limites topográficos que poderão ser estabalecidos com a nova lei de zoneamento, como por exemplo a proibição de plantio em áreas com inclinação que não permitam a colheita mecanizada. Isso evitaria a queimada da cana. Sobre o impacto do estudo de zoneamento sobre os projetos de novas usinas de etanol, Bertone disse que as regras vão valer apenas para áreas de expansão da cana-de-açúcar e não para projetos já em andamento.

Palestras

As palestras do último dia do I Simpósio Internacional Datagro/Udop, evento que aconteceu nos dias 25 e 26, no anfiteatro da Universidade Paulista – Unip de Araçatuba, também abordaram temas ligados à demanda norte-americana por etanol, além do posicionamento estratégico do setor no Brasil.

A primeira palestra, apresentada pelo vice-presidente executivo da Hart Energy, Frederick Potter, falou sobre os novos motivadores para expansão da demanda de etanol nos Estados Unidos. A discussão foi coordenada pelo presidente da Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar, Marcos Jank.

Em seguida, o presidente da Datagro, Plínio Mario Nastari, falou sobre o posicionamento estratégico para o setor sucroalcooleiro do Brasil, palestra que foi coordenada pelo presidente do Siamig – Sindicato da Industria do Açúcar e do Álcool do Estado de Minas Gerais, Luiz Custódio Cotta Martins.

Nastari é especialista em negócios relacionados ao açúcar e o álcool e foi um dos principais consultores da coalizão de governadores americanos que defenderam a adoção do etanol como combustível nos Estados Unidos. Ele foi inclusive premiado na sede do governo norte-americano pela contribuição ao desenvolvimento do etanol para uso na aviação.

Na palestra, o consultor apresentou estimativas de recorde para a próxima safra, que começa oficialmente em abril na região Centro-Sul. Segundo previsões da Datagro, a colheita da safra 2008/09 deverá ser de 532,5 milhões de toneladas, um crescimento de 9,7% sobre o ciclo anterior (485,5 milhões de toneladas). Segundo ele, a expansão reflete os investimentos em novos projetos de usinas no País.

Nastari afirma que a nova safra será alcooleira. “O mix de produção deverá ficar em 55,9% para o álcool, ante os 54% do ciclo 2006/07”, estima. No Centro-Cul, que representa 85% da produção nacional, 57,4% da cana-de-açúcar será destinada para o etanol e 43,2% para o açúcar.

O diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, que esteve presente no evento, preferiu não fazer previsões sobre a safra 2008/09. “A Unica só vai se pronunciar no final de março quando fodos os dados forem computados”, disse.

Debate em Alagoas

Na sexta-feira (29), Plínio Nastari, viaja para Alagoas onde participa de um debate que vai reunir representantes das usinas do estado para dicutir os mercados internos e externos de açúcar e álcool. O diretor da Datagro foi convidado pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) para falar sobre o tema. O evento também contará com palestra do diretor da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram