JornalCana

Siamig lança instituto de preservação ambiental e combate a incêndio

Impar foi lançado durante o II workshop de meio ambiente e sustentabilidade

O lançamento do Instituto Mineiro de Preservação Ambiental Rural (Impar), que se dedica à temática ambiental no setor, foi um dos destaques do segundo dia do II Workshop de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Sucroenergético de Minas Gerais – Desenvolvendo um Futuro Sustentável, promovido pela Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) em parceria com a Gaia Consultoria Ambiental, em Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de março.

Durante os dois dias de evento, mais de 80 pessoas das empresas ligadas a cadeia produtiva do setor sucroenergético mineiro debateram sobre assuntos estratégicos da área ambiental, como licenciamentos ambiental e agrícola, ESG, relatório de sustentabilidade, incêndios rurais, análise de CAR/PRA, soluções de conflitos ambientais, estudo sobre a evolução do uso e ocupação do solo em Uberaba/MG, entre outros.

LEIA MAIS > Chegou a vez do gás verde?

Segundo o presidente da SIAMIG e do Conselho Empresarial de Meio Ambiente do Sistema FIEMG, Mário Campos, o primeiro foco do Impar será um trabalho muito forte na prevenção e combate aos incêndios, principalmente, no período mais seco.

Mário Campos

Licenciamento ambiental

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo, foi uma das palestrantes do workshop, no painel Avanços na Legislação Ambiental em Minas Gerais. Ela discorreu, especialmente, sobre o contexto do aprimoramento do licenciamento ambiental, da modernização de ferramentas de desburocratização do licenciamento ambiental e de ações estratégicas previstas por sua pasta.

“Agora, vamos agilizar grandes projetos de licenciamento ambiental que estão no estado há 8, 10, 12 anos, à espera de avaliação”, afirmou. A secretária evidenciou ainda o trabalho conjunto que a Semad vem desenvolvendo com a FIEMG, de revisão de normas, com vistas a racionalizar a análise dos projetos de licenciamento ambiental em Minas.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram