JornalCana

Shree Renuka anuncia investimento de R$ 226 milhões no setor

No encontro que será realizado entre autoridades brasileiras e indianas, nesta quinta-feira, às 15h, em Brejo Alegre (SP), representantes da principal refinaria de açúcar da Índia, a Shree Renuka Sugars Ltda (SRSL), vão confirmar oficialmente os R$ 226 milhões investidos na expansão da Usina Biopav.

As atuais Usinas Equipav (Promissão/SP) e Biopav (Brejo Alegre/SP) têm capacidade de moagem de 10,5 milhões de toneladas por ano e co-geração de energia elétrica de 203 MW. Atualmente, a Renuka detém uma participação de 50,34% nas usinas, o que a torna parte de uma das maiores corporações de açúcar e etanol do mundo. A Renuka já estava no País desde novembro de 2009, quando adquiriu 100% da paranaense Vale do Ivaí S/Açúcar e Etanol, duas usinas com capacidade de moagem de 3,1 milhões de toneladas e que importa diretamente açúcar do Brasil desde 2004.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), essa é a quarta grande transação do ano no setor sucroenergético brasileiro e a terceira que envolve capital estrangeiro majoritário. A aproximação da Índia (maior país consumidor de açúcar) com o Brasil (maior produtor da commodity), transformou a Renuka na primeira companhia Indo-Brasileira de açúcar, etanol e energia elétrica. Com sua experiência, a empresa procura agora, poder melhor suprir o mercado mundial através da Índia e do Brasil, os maiores produtores e consumidores.

Durante o evento internacional, o grupo também apresentará um novo nome para a Biopav, que receberá uma herança da cultura indiana em sua nomenclatura: Usina Revati, que significa “doce”. A palavra também representa a 27ª constelação da milenar astronomia hindu, associada ainda à água, chuva e fertilidade.

O encontro terá a presença de 24 autoridades indianas, entre elas: O Diretor-presidente da Shree Renuka Sugars, Narendra Murkumbi; o Ministro da Agricultura da Índia, Sharad Pawar; o Ministro do Desenvolvimento Rural, Jayanti Patil; o Cônsul Geral J.K. Tripathi e Secretários de Governo. Representando o Brasil foram convidados: o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, além de deputados federais e estaduais, juízes, promotores e autoridades das cidades vizinhas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram