JornalCana

Showtec 2010 apresenta 50 novas tecnologias rurais

Cultivares de soja com tolerância genética à seca, novos híbridos de milho e técnicas de agricultura de precisão inéditas são algumas das cinqüenta novas tecnologias que serão apresentadas de 2 a 4 de fevereiro no Showtec 2010, que acontece em Maracaju. As informações fazem parte da apresentação feita pelo diretor executivo da Fundação MS, Dirceu Luiz Broch, no lançamento do evento, realizado na manhã desta sexta-feira, na Secretaria de Produção e Turismo – Seprotur, em Campo Grande.

Em sua 14ª edição, o Show de Tecnologia traz o tema “Sustentabilidade no Agronegócio: tecnologia, diversificação e segurança frente às mudanças climáticas”. Broch ressalta que as pesquisas e novas tecnologias que serão apresentadas no evento trazem soluções para problemas que o produtor rural enfrenta há muito tempo. Segundo levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, os produtores rurais do Sul d! o Estado tiveram uma perda de aproximadamente dois milhões de toneladas de grãos (soja) no ano passado.

O governador do Estado, André Pucinelli, que estava presente no lançamento, elogiou a iniciativa. “Mato Grosso do Sul está buscando o aumento da produtividade rural e isso só será possível de ser alcançado de forma sustentável, através de investimentos e difusão de novas tecnologias”, afirmou.

No lançamento, o vice-presidente da Famasul, Eduardo Corrêa Riedel, enfatizou a importância da sustentabilidade da agricultura no Estado. “Cabe a nós, produtores rurais, a responsabilidade de conhecer e utilizar tecnologias que cada vez mais garantam produtividade aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica”.

Ao todo serão apresentadas no Showtec 2010 mais de 500 tecnologias como variedades de soja convencional e transgênica, híbridos de milho convencional e Bt, novas cultivares de sorgo e girassol e novas ferramentas para agricultura de precisão. A programaçã! o também contará com os “giros tecnológicos” que este ano terá a participação da Associação dos Produtores de Bioenergia de MS – Biosul, trazendo para o evento a discussão de tecnologias também para o setor sucroalcooleiro.

O prefeito do município de Maracaju, Celso Vargas, garantiu no lançamento do evento a melhoria das estradas de acesso ao município, danificadas por causa das últimas chuvas.

Showtec

O Showtec 2010 tem promoção do Governo do Estado, Seprotur, FAMASUL, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MS, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA/MS, Sebrae, Sicredi, Banco do Brasil, Prefeitura de Maracaju e Aprosoja. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site da Fundação (www.fundacaoms.com.br) ou pelo telefone (67) 3454-2631.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram