JornalCana

Setor sucroenergético se sente prejudicado com redução de etanol na gasolina

Após o anúncio da medida governamental que reduz de 25% para 20% o volume de etanol anidro na composição da gasolina, que entrará em vigor a partir de outubro, poderá complicar o setor no Nordeste já que é o período em que a safra de cana de açúcar na região estará em plena moagem.

Segundo a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), esta iniciativa prejudicará os fornecedores de cana e industriais do setor da região, porque haverá uma menor procura pelo produto no respectivo período produtivo. “Justamente este ano que tivemos boas chuvas, aparece esta medida governamental exatamente no período da moagem?, Ela interferirá diretamente na formação do preço da cana do fornecedor e na produção de etanol nas usinas. Menor quantidade no índice da mistura, menor procura pelo produto no mercado. Não entendo o motivo da diminuição de 5% de etanol na composição ocorrer justamente quando iniciará a produção nordestina”, ressalta o presidente da Unida, Alexandre Andrade.

Andrade revela que a produção de cana nordestina, diferente de outras áreas do país, já possui condições naturais que normalmente aumentam os custos de produção da matéria-prima do açúcar e etanol. As questões climáticas da Zona da Mata, que geralmente apresenta períodos de grande estiagem, e a topografia, são as principais delas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram