JornalCana

Setor sucroenergético mineiro é homenageado por defesa dos recursos hídricos

img1110

São Lourenço, em Minas Gerais, foi palco ontem (25/3) de uma homenagem ao setor sucroenergético do estado. Representando as usinas, o presidente da Associação das Indústrias do Setor Sucroenergético (SIAMIG), Luiz Custódio Cotta Martins, recebeu a “Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço 2012”, devido às ações empreendidas pela defesa dos recursos hídricos. Segundo o Siamig, nos últimos anos, tem sido grande o esforço para proteção dos mananciais e recuperação das áreas de preservação permanente (apps).

A introdução da mecanização na colheita e eliminação da lavagem da cana também contribuiu para a redução da água no processo produtivo. Hoje o estado já conta com mais de 60% de colheita mecânica, informa o Simiag.

De acordo com o Siamig, Minas Gerais foi considerado, também, o estado com maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em todo o país. Dentre as 1.069 unidades ambientais 242 delas estão em território mineiro, segundo levantamento feito o ano passado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As RPPNs no setor sucroenergético somam cerca de 30 mil hectares em Minas Gerais ou 34% do total.

Cotta Martins diz que o setor sucroenergético tem colaborado muito para a preservação dos recursos naturais no estado, através do investimento em novas tecnologias para reciclagem e reutilização da água do processo produtivo, na recuperação e proteção das áreas de preservação permanente e nascente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram