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Setor sucroenergético destaca a necessidade de recuperação de estradas na PB

Unidades industriais e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) apresentaram no mês passado, ao governador Ricardo Coutinho, uma lista com mais de 670 km de estradas que precisam ser recuperadas no Estado para garantir um melhor escoamento da produção agrícola, principalmente a canavieira.

O documento aponta para a recuperação de, pelo menos, 30 trechos que cortam o Estado, além de oito pontes que precisam ser reconstruídas e cinco localidades que precisam de passagens molhadas.

As solicitações, recebidas pelo próprio governador em audiência com a classe canavieira no dia 06 de setembro, selam o início de um acordo de cooperação técnica que deverá ser firmado em breve entre a categoria e o Governo do Estado para a realização de obras nas estradas que são utilizadas para escoamento da produção canavieira do estado. Pelo pacto, o Governo, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), disponibilizará as máquinas para a operação e a contrapartida da iniciativa privada será a mão de obra, o combustível e o material a ser utilizado.

Dentre os trechos apontados pela Asplan e as unidades industriais que precisam de intervenções estão alguns pontos da BR 230, dentre eles um trecho da estrada que vai para a usina Giasa; da BR 101, nas mediações do Túnel Jacarauna, na fazenda Marco João, próxima à praia de Lucena; da PB 025; da PB 030; PB 041, próximo à fazenda Santo Antônio; além de trechos da PB 044, no caminho para a usina Tabu, que precisa de recapeamento e acostamento; e da PB 034, que atravessa o município de Alhandra e precisa de diversas intervenções de tapa buracos. O trecho da PB 032, que liga a BR 101 a Pedras de Fogo, é um dos acessos que também precisa de intervenção, haja vista as péssimas condições de trafegabilidade da via.

Os trechos para a construção de passagem molhada solicitados pelo setor sucroalcooleiro são quatro pontos sob o Rio Paraíba, próximos aos engenhos Cangulo e Vigário e à Comunidade da Consolação; bem como um ponto sob o Rio Mamanguape, nas mediações da fazenda Santíssimo. Já algumas das pontes que precisam ser reformadas estão na PB 034, no município de Alhandra; sobre o Rio Mamoaba, na estrada que vai para a usina Giasa; e sobre o Rio Mumbaba.

“Toda a sociedade vai desfrutar de estradas em bom estado de conservação. É o que se chama de integração territorial e que este governo, assim como outros que já passaram pela gestão do estado, também deve assumir esse compromisso”, ressaltou o presidente da Asplan, Raimundo Nonato.

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