Mercado

Setor sucroalcooleiro vive inércia de investimentos, diz ex-presidente da Unica

Os investimentos na produção sucroalcooleiro foi um dos tema mais debatidos nessa segunda, dia 6, durante o primeiro dia de Ethanol Sumit 2011. O assunto é de interesse do mercado, que está atento ao setor desde a ultima entressafra quando houve a necessidade de se importar etanol para garantir o abastecimento.

– O setor vive uma inércia de investimentos – declarou o ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho.

Segundo ele, há mais de três anos o setor sofre com a falta de recursos para crescer e atualmente, não há sinalização de novos investimentos. Para Carvalho, um dos motivos que inibe os investidores é o alto custo de produção da cana-de-açúcar.

– Para se produzir uma tonelada de cana, são necessários entre US$ 120 e US$ 150. Além disso, há grande dificuldade das usinas conseguirem recursos. Somente três, dos grandes grupos produtores têm capital aberto.

Para os analistas, a falta de investimentos está relacionada à incerteza de políticas publicas voltadas para o setor, que aguarda uma intervenção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), responsável pela regulação do setor. As mudanças na gestão do setor e os preços instáveis dão aos investidores o sentimento de incerteza, afirma o chefe de pesquisas e agronegócios do Rabobank, Andy Duff. Segundo Duff, após a definição do governo brasileiro, novos investimentos podem ser anunciados. O executivo se refere ao plano que deve ser anunciado pela ANP nos próximos meses.

O analista de mercado da Datagro Consultoria, Plínio Nastari, afirma que desde 1992 o setor sucroalcooleiro não participa de eventos relacionados ao planej amento energético.

– Se não há definição sobre as metas de participação do setor na matriz energética, não há como incentivar os investimentos – afirma Nastari

Segundo ele, o etanol respondeu em 2010 por 45% da matriz dos combustíveis. Este ano, a expectativa é de que essa participação caia. Para o analista, para dar segurança ao setor, são necessárias ações como aumentar a produção de cana-de-açúcar, reduzir os custos de produção, treinar a mão-de-obra e, principalmente, planejar a próxima fase de expansão.

– O setor está perdendo uma grande oportunidade de ganhar dinheiro por não investir. Quanto maior a oferta, maior será a demanda.

Banner Revistas Mobile